Tipos de alunos que encontramos nos grupos de trabalhos escolares

Escola é tudo igual, só muda o endereço!

Independentemente se você ama ou odeia trabalhos em grupo, não dá para fugir deles. Os professores costumam pedir na escola e na faculdade também – e o estresse é sempre o mesmo. A questão é que dificilmente os integrantes vão concordar o tempo todo. Além disso, nem sempre o grupo inteiro contribui da mesma forma, afinal, são tipos de alunos diferentes…

1. Aluno mochila
Como o próprio nome já sinaliza, é aquele colega que você carrega nas costas. Pode até ser um(a) amigo(a) que você goste muito, mas para fazer trabalhos é complicado. Ele está sempre inventando uma desculpa pior que a outra para não fazer nada – a internet caiu, a mãe precisa de ajuda, tem que fazer comida para o irmão, uns parentes do Suriname vieram passar férias na casa dele, sei lá. Qualquer coisa para não ajudar no trabalho.

grupo-1

2. Aluno mandão
Sabe aquele que se acha o dono da razão? Geralmente é a pessoa que acaba brigando com todo mundo do grupo, quer tudo do jeito dele, começa a fazer mil coisas sem consultar ninguém e depois ainda vem reclamar que “ninguém ajudou em nada”. É exatamente o aluno que não sabe muito bem o conceito de grupo.

3. Aluno líder
Ao contrário do mandão, o aluno líder é o que costuma tomar frente, mas sem excluir os colegas e discutir. Ele simplesmente tem a iniciativa de dizer “E aí, gente. Precisamos fazer o trabalho” e também sugere várias coisas. Gosta de pensar na estrutura, organizar o conteúdo, lembrar o pessoal do que precisa ser feito – e também é esse aluno que geralmente dá aquela boa revisão final no trabalho!

4. Aluno “o que tá acontecendo?”
É aquela pessoa que tem uma boa vontade enorme de participar, mas está sempre perdido. Ele fica fazendo várias pesquisas e juntando os links na intenção de ajudar, além de mandar mensagem no grupo toda hora perguntando o que ele pode fazer. Não é por mal, ele só é assim confuso mesmo!

grupo-2

5. Aluno conformado
Ele até faz o trabalho, mas se limita à parte dele. Não atrapalha, mas não ajuda, sabe? Se o grupo dividiu funções, ele só faz o que lhe foi destinado e acha que está ótimo assim. O pior é quando ele faz de qualquer jeito só para dizer que fez e evitar reclamações.

6. Aluno ator
Esse engana muuuito bem! É aquela pessoa que sempre finge que faz, mas na verdade não faz nada. Diz que está colocando várias coisas no trabalho, que pesquisou um monte de partes, que até ligou para especialistas para fazer entrevista – mas na hora do vamos ver, cadê? Tem nada!

grupo-3

7. Aluno perfeccionista (chato)
Claro que todo mundo quer entregar um trabalho legal, mas tem gente que se supera. No grupo, quando tem um perfeccionista chato (as chances de ser um virginiano são grandes), é sempre aquela pessoa que não está satisfeita e quer ficar mexendo em todos os detalhes até que ele ache que ficou incrível. Pode estar faltando uma hora para entregar o trabalho, mas ele está lá caçando defeitinho!

8. Aluno tímido (até demais)
Esse sempre tem, em qualquer grupo. Ele costuma trabalhar bem, entender o conteúdo e etc., mas se tiver que apresentar o trabalho na frente da classe… vixi! Ele já não consegue dormir na noite anterior e, quando chega a hora, fica falando que vai esquecer e até chora – mesmo todo mundo dizendo para ele que ele vai bem, sim.

E aí, qual desses alunos você costuma ser em grupo? Tem mais algum tipo que você conheça?

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Eu sou a aluna “o que está acontecendo?” hauhauhaua
    https://geovanacanovas.wordpress.com/

    Curtir

  2. Vitória Oliveira Silva

    Eu sou metade aluna líder e metade aluna mandona.

    Curtir