Lua em Sagitário une romance, girl power, política e astrologia

Um amor impossível, entre uma garota de classe média e um menino do MST, nunca foi tão envolvente!

Por Maju Gonçalves

Você, com certeza, já ouvi falar sobre o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Talvez no jornal, na televisão ou mesmo na internet. Quem sabe tenha até ouvido opiniões duras sobre o movimento, não é verdade? Mas e se você tivesse a oportunidade de conhecê-lo através de uma nova perspectiva? É isso o que propõe o filme Lua em Sagitário, em cartaz em diversas cidades brasileiras.

Lua em Sagitário

No pequeno município de Princesa, em Santa Catarina, Ana (Manuela Campagna) é uma adolescente entediada sem acesso à internet ou sinal de celular. O único lugar onde ela consegue navegar e conhecer boas músicas e bons livros é em A Caverna, uma mistura de lan house com loja de discos, comandada pelo argentino LP. É lá que ela conhece Murilo (Fagundes Emanuel). Tudo não passaria de um belo romance entre adolescentes se não fosse um detalhe: o Murilo vive em um assentamento do MST.

Apesar das vidas diferentes, o que une Ana e Murilo é a paixão pela música e a vontade de desbravar o mundo. Juntos, os dois encaram uma road trip em direção à Florianópolis, para assistir ao Psicodália, um grande festival de bandas. No caminho, os dois vivem várias aventuras – como conhecer um assentamento do MST e passar a noite na casa de um casal (interpretado por Elke Maravilha e Sergei) que parece ter saído direto dos anos 70 – e acabam não só conhecendo novos lugares e realidades, mas também um ao outro. Que shipp!

Lua em Sagitário

“O Lua em Sagitário é resultado de todos esses anos de trabalho como documentarista, e eu acho que não poderia fazer um filme de ficção apresentando um jovem assentado se eu não conhecesse e não tivesse convivido com muitos jovens de assentamentos, dentro e fora deles”, afirma a diretora do filme, Marcia Paraíso.

O objetivo de ter como plano de fundo da história o MST é desmistificar o movimento e mostrar que pessoas assentadas são muito parecidas com todos nós. “Há um grande preconceito do brasileiro urbano em relação ao que está no campo. Acredito que o filme traga esse panorama de pano de fundo para um possível debate sobre essas questões que são exteriorizadas, muitas vezes, com raiva e por total desconhecimento e desinformação. Esse retorno eu já estou tendo, de mães e pais que me relataram que, após os filhos assistirem ao filme, pela primeira vez, se depararam com o tema da questão agrária e o trouxeram para casa para um debate em família, com dúvidas e muitas perguntas”, explica Marcia.

Lua em Sagitário

O longa também é girl power! Além da Ana, outras mulheres de personalidade forte participam da trama. A melhor amiga da protagonista, Lara, é uma garota estilosa que não tem medo de assumir esse lado em uma cidade onde as pessoas não entendem muito sobre moda. A mãe do Murilo tem uma história de grande superação dentro do assentamento, criando seus filhos sozinha. E tem também a mãe da Ana, Rovena, que, apesar de conservadora, se mostra uma grande amiga. E por de trás das telas não foi diferente! “Por ser mulher, por ser mãe de duas mulheres, por ter amigas mulheres, trabalhadoras que caminham comigo no ofício da realização audiovisual, por ter uma história protagonizada por uma jovem mulher, o filme foi um resultado dessas questões que carrego comigo. A fortaleza feminina sempre esteve entre nós, o que percebo é que agora estamos exteriorizando nossa força“, afirma Marcia Paraíso.

Ah, é claro que, com esse nome, um papo não podia faltar: astrologia! A Ana é bem cética, mas o Murilo é o ~louco dos signos~. Depois de um tempo de convivência, até ela se rende e vai atrás do horário de nascimento para fazer o mapa astral. Ninguém resiste, né? E se essa história cheia de aventuras ainda não te convenceu, talvez a trilha sonora te dê um ânimo a mais: Mallu Magalhães, Tulipa Ruiz, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci…

Lua em Sagitário recebeu Menção Honrosa no Festival de Avanca, em Portugal, e a Manuela Campagna foi premiada como Melhor Atriz na mesma premiação. Para conferir em quais cidades Lua em Sagitário está em cartaz, é só acessar a página do filme no Facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Minha lua é em sagitário ❤️

    Curtir