Especialistas afirmam: adolescentes devem receber mesada!

É importante para a educação financeira e pode ajudar a evitar problemas no futuro.

Começar a ganhar mesada costuma ser muito interessante, afinal, quem é que não gosta de ter o próprio dinheirinho para gastar quando quiser e poder comprar várias ~blusinhas~? Mas a parte boa não termina aí! Vários especialistas afirmam que a questão do adolescente receber uma quantia mensal em dinheiro também é muito importante para o futuro.

“Numa sociedade de consumo como a que vivemos e com escassez de recursos, a juventude precisa ser educada nos aspectos financeiros”, destaca Sérgio Tavares, administrador e gestor financeiro. Ele conta que aprender a administrar o próprio dinheiro desde cedo ajuda a evitar que adolescentes fiquem endividados quando forem mais velhos – o que acontece muito frequentemente.

mesada-ok

O valor ideal de mesada, para Sérgio, não existe, porque depende da realidade de cada família. “Mas deve existir um limite para que o adolescente perceba que terá que priorizar uma coisa em detrimento da outra”, ele explica. Ou seja, é até bom não ganhar uma quantia muito alta para já ir se acostumando com as escolhas que a vida vai impor mais para frente. Quanto à idade, é legal que essa mesada comece a ser recebida a partir daquele momento em que você já gasta sem seus pais por perto (com lanche, cinema, passeios).

É sempre bom reforçar que não adianta ganhar mesada e gastar todo o dinheiro indiscriminadamente, hein?! Para isso, os pais desempenham um papel fundamental: eles podem delimitar o período que aquele dinheiro deve durar, assim você terá mais noção do cuidado que deve ter ao gastá-lo. Mas eles também não precisam te castigar caso você acabe, em algum mês, escapando um pouco do orçamento: essa é justamente a fase de começar a aprender!

mesada-1

Outra coisa positiva que os pais podem fazer é “partilhar com os filhos as questões financeiras da vida familiar, na devida proporção e com a linguagem adequada”, afirma Sérgio. Ter uma ideia de como anda a vida financeira da família também pode te ajudar e ficar mais responsável.

“É importante deixar claro que o dinheiro vem do trabalho de alguém e que foi conquistado com algum esforço ou dedicação”, defende o especialista. Tendo essa noção, é mais provável que o adolescente valorize cada centavo do dinheiro recebido. Então, se você não ganha mesada ~mas gostaria~, conversar com seus pais sobre tudo isso pode ajudar.

Uma opção legal para administrar esse dinheiro é o Cartão Mesada CAPRICHO. Os pais podem carregar quando quiserem e ainda acompanhar os gastos pelo aplicativo!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s