Em Libras! Larissa Jorge e MC Milk deixam YouTube mais inclusivo

Conheça o lindo trabalho deles!

Se você acompanha canais no YouTube, provavelmente já está acostumada com alguns bordões do tipo: “Hello, hello”, “Oi, gente!!!” e “Olá, meninas e meninos”. Mas e se alguém te cumprimentasse no começo do vídeo sem dizer nada, apenas com sinais superanimados? Exatamente assim:

gif

Muito fofa, né?! Essa é a Larissa Jorge, uma youtuber de 23 anos que produz vários conteúdos sobre maquiagem, dicas de beleza, assuntos do dia a dia e até DIYs. Só que tem um detalhe que faz os vídeos dela serem um pouco diferentes do que você está acostumada a ver: todos eles são em Libras, porque a Lari é deficiente auditiva. Mas ela faz questão de colocar legendas em português para que qualquer um possa entender o que ela está dizendo. “Quando comecei a ver vídeos no YouTube, percebi que tinha muita dificuldade para aprender e acompanhar”, conta. Ela até tentou mandar e-mails para algumas blogueiras, para falar sobre legendas e inclusão, mas não obteve resposta. Então, começou a se perguntar se outras pessoas surdas também tinham dificuldade de aprender com conteúdos online e encontrou uma solução: ela criaria seu próprio canal!

larissa-jorge-1

Não foi fácil e apenas na segunda tentativa Larissa ficou satisfeita com o resultado. O primeiro upload no canal foi em 2012. “Nunca me esqueço daquele dia. Eu não dormi a noite toda porque estava nervosa com meu primeiro vídeo no YouTube“, lembra.

No começo, Lari só gravava sobre maquiagem – que aprendeu a fazer sozinha, quando ganhou sua primeira paleta de sombras aos 13 anos. Ela tentava seguir os passos dos vídeos que assistia e sempre teve como grandes inspirações Michelle Phan, Bruna Tavares, Camila Coelho e Thalita Ferraz. Hoje, porém, Lari abriu seu leque de opções e aborda assuntos diversos. “Com muitos inscritos, comecei a perceber que homens também assistiam e me pediam para fazer outros conteúdos” explica a youtuber, que já postou dicas de aplicativos, receitas, aulas de Libras e até as famosas TAGs.

larissa-jorge

A Lari é surda, mas não é muda e ela explica sobre isso em um dos vídeos do canal!

Todo o retorno tem sido muito bom e ela já alcançou mais de 20 mil inscritos! “Ainda existe preconceito e tem gente que não acredita que sou surda, mas muitas pessoas me apoiam e fico muito feliz”, comemora. O mais legal é que algumas jovens vêm se espelhando na Larissa: “Quando as meninas surdas conhecem meu canal, elas dizem que sou uma inspiração para elas e que elas também têm vontade de gravar”.

Por falar em inspiração, a de MC Milk, de 18 anos, promessa do Pop Funk, surgiu quando um seguidor surdo comentou sobre uma dificuldade que tinha: a de ir ao hospital. Ele revelou para o cantor que a maioria dos médicos não sabe se comunicar em Libras e que, vira e mexe, sai da consulta sem ser realmente atendido. Você já tinha parado para pensar o quão preocupante é isso!? Foi aí que Milk, amadrinhado por Tati Zaqui, decidiu usar a linguagem de sinais em seu primeiro clipe lançado, da música Você é Linda.”Tenho recebido muitas mensagens e tem sido tão recompensador saber que de alguma forma podemos fazer a diferença, conscientizar e disseminar a cultura da inclusão”, revelou o funkeiro à CAPRICHO.

E, claro, Larissa aprovou a inciativa do cantor! “Eu achei muito incrível e emocionante, porque foi muito legal ele pensar nos surdos. Todos ficamos muito felizes, pois temos vontades como qualquer outra pessoa“, confessou a youtuber, que completa dizendo que a legenda e as Libras são muito importantes para os surdos, que só assim podem acompanhar os vídeos na internet.

Confira abaixo o clipe na íntegra do MC Milk:

Parabéns, Larissa Jorge e Victor Hugo Leite (sim, a inspiração para Milk veio do sobrenome!), por tornarem o YouTube uma plataforma mais inclusiva. É assim que se faz! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s