E se a camisinha estourar?

A B. escreveu dizendo o seguinte:

“Eu já transei várias vezes com meu namorado, a camisinha nunca furou. Mas o que eu devo fazer se isso acontecer?”

B. se isso acontecer, você precisa, antes de mais nada, procurar um ginecologista. Pode ser um médico do posto de saúde mais perto da sua casa, por exemplo. O mais importante é que você faça isso bem rápido. Explico: ele vai te examinar e ver se é o caso de te receitar uma pílula do dia seguinte.

Essa pílula é uma medicação de emergência. Como têm muito hormônio, elas impedem que o óvulo grude na parede do útero. Ela costuma ser eficiente, desde que usada da maneira correta: a pílula tem que ser tomada em, no máximo, 72 horas depois da transa malsucedida.É por isso que é preciso agir rápido – quanto antes você tomar uma providência, menos chance terá de ficar grávida. Se não conseguir falar com um médico, vá até uma farmácia e converse com o farmacêutico.

Só reforçando: essa é uma solução de emergência (tanto que nos Estados Unidos ela é conhecida como Plano B) – é que essa dose cabalar de hormônio bagunça todo o ciclo menstrual, podendo estimular ovulações fora de hora (a longo prazo, pode aumentar o risco de gravidez). Além disso, ela tem efeitos colaterais péssimos, como cólica, náuseas e dor de cabeça.

O melhor mesmo é evitar que esse drama aconteça. Primeiro de tudo, garanta que a camisinha esteja sendo colocada da maneira correta. Depois, avalie: será que não vale a pena associar outro método contraceptivo (pílula, por exemplo) ao preservativo? Aí você vai ficar bem mais tranquila.

beijo!

 

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s