Cyberbullying: como denunciar no Orkut, Facebook, Twitter e YouTube!

Se você é uma vítima de bullying, ou conhece alguém que anda sofrendo esse tipo de abuso nas redes sociais, dá pra pedir aos próprios provedores dos sites e denunciar que você está sofrendo abusos. Mas o que todos recomendam é que, em primeiro lugar, você deve bloquear o usuário e, claro, não adianta responder às suas ofensas.

Cada site explica como você pode denunciar a pessoa: Facebook Se tem alguém te atacando no site, o ideal é bloquea-la, da seguinte maneira: No menu Conta, vá em Configurações de Privacidade e, no final da página, há a opção “ Lista de Bloqueios ”. Lá você bloqueia os bullies.

Se não adiantar, clique no link Denunciar/bloquear esta pessoa, na parte inferior do canto esquerdo do perfil da pessoa.

Você pode denunciar abuso enviando um email para privacy@facebook.com . Outra maneira é alterar suas configurações de privacidade – dá pra configurar quem pode (ou não) ver suas mensagens, fotos, recados, etc, de maneira personalizada. A Central de Ajuda é bem explicativa e tem mais um monte de perguntas e respostas.

Twitter O Twitter tem uma página (em inglês) abordando a questão do cyberbullying. Clique aqui para ver . A recomendação é ignorar e bloquear o usuário que está te ameaçando. Caso sinta fisicamente em perigo, o Twitter sugere que você ligue para a polícia.

O Twitter é chatinho para relatar um abuso. Eis os dados que você deve fornecer: –    seu nome de usuário –    nome do usuário que está te ameaçando –    links das atualizações com as ameaças feitas pelo bullie.

Você deve enviar esses dados em uma solicitação para este site . Essa página só consegue ser visualizada se você estiver logado.

Orkut No orkut há uma página da Central de Segurança e Privacidade do orkut com “Informações para adolescentes” . Em caso de cyberbullying, o orkut recomenda que você bloqueie o usuário: –  Vá ao perfil da pessoa e, no topo da página, clique em “ignorar”. O melhor é que, nem a pessoa ignorada, nem seus amigos, saberão que você fez isso. –  Você também pode utilizar a opção “denunciar abuso”, mas saiba que esse processo é mais complicado, porque depende da análise do orkut.

YouTube O YouTube tem um canal bem legal com explicações sobre cyberbullying em sua Central de Ajuda . No caso de alguém fazer comentários maldosos em um video seu, a orientação do site é que ignore o usuário, mas você pode desativar comentários do vídeo ou modera-los antes de serem publicados.

Se alguém fez um video seu para assedia-lo ou publicou um video que você não gostaria que estivesse no YouTube, siga os seguintes passos:

Acesse a área de Ferramenta de Ajuda e segurança do YouTube . Depois, basta selecionar as opções de denúncia  em cinco passos:

1) Usuário > 2) Problema > 3) Vídeos e Mensagens > 4) Bloquear Usuário > 5) Confirmação

E aí, alguém já denunciou um bullie por um desses sites? Funcionou? Conta pra gente!

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s