Colocar o sono em dia aos finais de semana faz bem para a saúde

Aqueles cinco minutinhos a mais, que dizer, cinco horinhas, ajudam a reduzir o Índice de Massa Corporal.

A vida durante a semana costuma ser inevitavelmente mais corrida: escola, curso, trabalho, dormir tarde, acordar cedo… Não é à toa que quando chega o sábado e o domingo, nós só queremos hibernar feito um urso. E a boa notícia é que essa história de “colocar o sono em dia”, na verdade, traz benefícios para a saúde! Apostamos que você não desconfiava disso, né? Então, se a sua mãe reclamar porque você acorda ao meio dia aos finais de semana, já pode ir contar para ela que…

…Um estudo conduzido pelo Sleep Research Society, na Coreia do Sul, e publicado no Oxford University Press, concluiu que as pessoas que dormem pouco durante a semana, mas que conseguem correr atrás do ~sono perdido~ aos sábados, domingos e feriados têm menos chances de sofrer de algum problema de saúde por falta de descanso.

A pesquisa foi feita com base nos hábitos de sono de 2.156 coreanos e a conclusão foi que essa situação afeta o IMC (Índice de Massa Corporal), que é calculado com base na altura e peso de uma pessoa e pode indicar se ela tem obesidade ou desnutrição e ajudar a identificar doenças como diabetes, pressão alta e problemas do coração. Quem tirava uma boa soneca aos finais de semana tinha o IMC por volta de 22.8, mas quem não tinha esse hábito ficava com o valor por volta de 23.1.

Pelos cálculos que os pesquisadores realizaram, cada hora extra de sono aos finais de semana equivalia a 0.12 pontos a menos no IMC, o que é uma diferença considerável. A hipótese levantada por eles é que as pessoas que dormem menos podem ter uma alteração nos hormônios e no metabolismo de forma que haja mais espaço no organismo para efeitos colaterais, como a obesidade.

Vale lembrar que o ideal, é claro, é dormir no mínimo sete horas por dia, assim você não tem essa necessidade de compensar no sábado nem no domingo, e pode aproveitar melhor sua rotina e suas atividades, sem cansaço e com menos risco de doenças. Mas se isso for realmente impossível por você, pelo menos agora você sabe que não tem perigo alongar um pouco a soneca aos sábados, domingos e feriados. Uhul!

 

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