Continua após publicidade

Blog da Galera: Sempre que puder, vá de bike!

A Luiza experimentou fazer um caminho longo de bicicleta e recomenda muito a experiência.

Por Marcela Bonafé Atualizado em 12 jun 2017, 18h02 - Publicado em 12 jun 2017, 18h02

Oi, gente! Aqui é a Luiza Yoshida e hoje eu vim falar um pouco sobre meios de transporte em SP. Eu ando muito de ônibus e metrô, como a maioria das minhas amigas, mas recentemente fui apresentada à bicicleta na cidade – e se locomover com ela é muito mais gostoso do que qualquer outra opção.

Desde de pequena eu sei andar de bike, mas quando eu fiz o trajeto da minha escola até o parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, só por ciclovia foi que eu comecei a olhar de um outro jeito para a bicicleta que não mais só por lazer. Você não para no trânsito! Esse foi um dos aspectos que mais me surpreenderam: você anda e anda e não sofre naquele engarrafamento caótico da cidade.

Ao ir de bicicleta pra algum lugar e não de carro, ônibus ou metrô, você também está exigindo seus direitos sobre a cidade, como o seu direito de se locomover de uma maneira mais ecológica. Optando por andar de bike nas ruas, eu sinto que estou cumprindo meu papel de fazer uso daquilo que foi feito para mim, a ciclofaixa, que não é só um enfeite pintado de vermelho no chão.

Não tenha medo! Mas saiba os cuidados necessários, claro. Proteção em primeiro lugar! O capacete, por exemplo, pode salvar sua vida. Tenha cuidado também com os carros, eles não nos dão preferência e eles pesam uma tonelada a mais que você e a sua bike. Mas se do mesmo jeito você  ficar com receio, ou então não souber andar de bike, mande um e-mail para o Bike Anjo, que é um grupo de ciclistas experientes que podem te ajudar tanto a descobrir novas rotas de casa à escola, quanto te acompanhar no trânsito nesse percurso.

Continua após a publicidade

Eu ainda não tenho bicicleta, uso as bicicletas compartilhadas que tem por SP enquanto não compro uma. Acho uma boa alternativa para quem não tem e é iniciante, porque você treina, conhece os pontos das bikes e ainda pode fazer meio percurso de bike, devolvê-la e depois continuar seu rumo a pé ou em qualquer outro transporte.

Espero que esse post tenha inspirado vocês a andarem de bike e experimentar esse jeito de ver a cidade, que eu adorei! Fica a dica do Bike Anjo e das bikes compartilhadas para os iniciantes (como eu).

Beijos de luz,
@luiza_yoshida

Publicidade