Biomedicina ou Enfermagem: Em qual curso de biológicas investir?

Sabe que a sua área de conhecimento é a biológica, mas não sabe qual graduação fazer? A gente te ajuda!

No próximo sábado, 27, o quadro “Qual Vai Ser?”, do programa “Como Será”?, que vai ao ar na Rede Globo a partir das 7h, vai falar sobre Biomedicina. Na semana passada, durante a estreia, conseguimos ter um panorama geral sobre as áreas de conhecimento (exatas, humanas e biológicas) e nesse segundo episódio vamos conhecer mais sobre as ciências biológicas e seus derivados.

Medicina ou Enfermagem: Qual curso de biológicas é mais você?

Nicoly Domingues testando na prática se o curso é mesmo a sua cara. (Reprodução/Reprodução)

A estudante Nicoly Domingues está em dúvida entre Biomedicina, Enfermagem ou Biologia, e conta com a ajuda prática e de orientadores profissionais para decidir qual vai ser. Em entrevista à CAPRICHOKátia Ura, orientadora profissional e consultora do quadro do programa global, esclarece algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Vestibulandos que estão pensando em fazer alguma graduação na área de biológicas, esta matéria é para vocês!

1. “Por que cursos como Medicina ainda são um dos mais concorridos?”
De acordo com a orientadora, não existe um motivo palpável para explicar isso, mas o que acontece é que no início do século XIX, quando as primeiras faculdades surgiram no Brasil, apenas filhos de famílias mais elitistas conseguiam fazer esse curso, que foi um dos primeiros no país, junto com Direito e Engenharia. Então, por conta desse tradicionalismo, essas graduações ainda são bastante aclamadas e procurados. “Até hoje, muitos jovens ainda consideram essas profissões como garantia de estabilidade e sucesso. E a Medicina, por se tratar de uma área ligada diretamente à saúde e à vida, é considerada uma das profissões mais importantes para a sociedade. Portanto, torna-se possível contribuir ajudando o próximo e tendo garantia de emprego”, esclarece Kátia.

2. “É verdade que muitas carreiras de biológicas envolvem mais exatas que humanas?”
Pode acontecer, sim. Vamos usar como exemplo o curso de Oceanografia. Ele faz parte das ciências biológicas, mas é possível encontrar matérias como cálculo e física em sua grade curricular. O mesmo vale para cursos como Medicina e Enfermagem. Ou seja, não é porque você não vai fazer Engenharia que não precisa aprender a lidar com números. Kátia Ura ainda faz um alerta: “Um sociólogo precisa ter noção de exatas para interpretar os dados estatísticos de uma população, por exemplo. Por isso que, ao escolher uma profissão, busque se identificar com o propósito dela, os objetivos das possíveis áreas de atuação que puder exercer através dessa escolha. Desta forma, fará sentido ter um olhar multidisciplinar para o curso que for escolher”.

Biomedicina ou Enfermagem: Qual curso de biológicas é mais você?

(Reprodução/Reprodução)

3. “Dentre as profissões de biológicas, existe alguma que está mais em alta para os próximos anos?”
“Para a área das ciências biológicas, o tema que está em pauta na grande maioria das empresas é a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Explorar a natureza de forma consciente e responsável. Profissionais que atuam na área de Biotecnologia, Ecologia, Ciências Biológicas podem ajudar nesse cenário. Já na área da saúde, aumenta a preocupação com a qualidade de vida, assim como a expectativa de vida no país. Desta forma, profissionais especializados em cuidado com os idosos podem ser bastante requisitados. Por exemplo: Gerontologia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Enfermagem”, a orientadora profissional dá a dica.

4. “Em quais áreas uma biomédica pode trabalhar?”
As possibilidades são muitas e vão desde trabalhar em análises laboratoriais até ter uma rotina mais prática em hospitais. “Os profissionais de Biomedicina podem trabalhar em laboratórios de análises clínicas, hospitais, clínicas médicas, indústria farmacêutica e também no setor de saúde pública para ajudar a lidar com epidemias que acometem uma população”, explica Ura.

5. “Biologia é a matéria que mais preciso gostar para fazer alguma graduação na área das ciências biológicas?”
Para começo de conversa, é importante dizer que apenas se identificar com algumas matérias não é um fator decisivo. Ele te ajuda na hora da escolha, mas não deve se um lance crucial. “Geralmente, o que se aprende na escola não é exatamente o que irá se aprender na graduação. Busque saber a atuação do profissional, as competências e habilidades necessárias e se consegue se ver atuando nessa área”, conta Kátia Ura, que ainda completa: “O perfil dos alunos do ensino médio que escolhem Biomedicina, gostam das disciplinas de Biologia e Química. No curso também terá noções de exatas e ter facilidade em inglês será importante para acompanhar as pesquisas científicas internacionais”.

6. “Na área de biológicas, quais são as graduações mais concorridas?
Levando em conta o levantamento divulgado pelo Sisu 2017, dá para se ter uma noção de quais cursos andam mais disputados. Na área das ciências biológicas, temos quatro graduações que merecem destaque (e muitas horas de estudo): Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. A relação candidato X vaga nesses cursos é puxadíssima!

+ Leia mais: Qual área de conhecimento tem mais a ver com você?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s