Assunto triste, porém importante, sobre maquiagem: prazo de validade!

Oi, meninas! Ju Machado aqui! 🙂

Sem dúvida, esse é um dos assuntos mais tristes sobre make. Eu tenho um apego indiscutível com as minhas maquiagens. Se percebo que já está na hora de dar tchau para uma delas, demoro mais algumas semanas para realmente jogar fora. Hehe

Usar maquiagem vencida é um P-E-R-I-G-O. Além de causar alergia, pode dar acne. E vamos combinar que não queremos nenhuma das duas coisas, né? Trouxe aqui alguns sinais para iniciar a nossa triste despedida:

jumachado_interna

1) No caso da máscara de cílios e do delineador, quando você perceber que a textura mudou (quando começa a secar ou craquelar, sabe?) e, principalmente, quando o cheiro não é mais o mesmo, sem pensar duas vezes, jogue fora! Ah, também procure não compartilhar o produto. No meu caso, que maquio muitas amigas, costumo ter delineadores e rímeis apenas para esse uso e outros apenas para mim. Se compartilhar, nunca esqueça de higienizá-los antes e depois.

2) Um produto que nuuunca sabemos se está dentro do prazo são os líquidos (base, corretivo…). Geralmente, a base dura de seis a doze meses, mas não se preocupe, pode estocar sem medo nenhum, pois o prazo se inicia apenas quando aberto! Sempre procure observar a textura e principalmente o cheiro (geralmente é um cheiro característico de tinta/álcool ). Fique esperta!!

3) Sombra e blush: todos os pós costumam ter uma maior durabilidade. Sempre vale a pena dar uma olhadinha na consistência, se está craquelando muito e etc. A regra é sempre seguir o prazo de validade fixo de pós compactos: seis meses e nada mais! Eu sei, é triste.

4) Ah, quando o assunto é batom, pode comemorar: eles duram bastante, uns dois anos, em média. O segredo é guardar em um local fresco e longe do calor e umidade. Então, se ele estiver no banheiro, tire-o de lá imediatamente, para evitar pegar bolor.

Uma tip de amiga : Se tiver qualquer maquiagem no banheiro, tire. Evite lugares úmidos, issofaz com que elas estraguem mais depressa.

5) No caso do lápis, sempre após o uso, aponte. Os germes se acumulam na ponta, então sempre dê aquela apontadinha para tirar esses nojentinhos das suas makes.

6) Por último, mas não menos importante, os nossos queridos e amados instrumentos: os pincéis! Esses sim são os holofotes para as bactérias. Os pincéis não possuem prazo de validade, a não ser que você não cuide direito. Para quem não usa make todo santo dia, como alguém que está escrevendo esse texto, você pode lavar de duas em duas semanas. Sem preguiça, hein? Aliás, se vocês quiserem um vídeo de como lavar pincéis, é pra já (me avisem, que eu já gravo!).

Eu sei que é muito triste jogar fora, mas algumas marcas, além de incentivarem a reciclagem, ainda tornam o descarte muito legal. E sabe por quê? Devolvendo os produtos vencidos ou embalagens vazias para a loja, você poderá escolher ou um batom ou uma sombra. Tem tanta coisa legal que poderia ser revertido em troca… Aula de make, amostras de produto, descontinhos (fica aqui a dica para as marcas de make). Quer saber mais? Tem um vídeo aqui no meu canal explicando direitinho como funciona esse processo de reciclagem de uma determinada marca! Aperte o play aí!

Um beijo,
Ju Machado

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s