Continua após publicidade

Apps darem opção de escolher motorista mulher não é solução

Companhia de táxi aposta em 'novidade' que, de início, parece bem bacana, mas que se formos parar para pensar, não resolve o problema.

Por Da Redação Atualizado em 18 out 2016, 18h19 - Publicado em 18 out 2016, 18h19

Foram relatados, nos últimos tempos, diversos casos de mulheres que sofreram assédio de taxistas e ubers. Para tentar solucionar o problema, ou minimizá-los, o aplicativo 99Taxis lançou uma nova opção de serviço. Agora, é possível que, ao chamar um táxi, mulheres e crianças escolham andar com uma motorista do sexo feminino. Para isso, basta abrir a aba  dos opcionais do app e selecionar a seguinte opção, que por enquanto está disponível apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro:

mulher

De acordo com a empresa, o objetivo deles é atender à vontade de usuárias que querem viajar com mais segurança e tranquilidade. Entretanto, essa medida é paliativa e não soluciona a questão. É aquela velha história: precisamos ensinar os homens a respeitar (o quão louco é pensar que precisamos ensinar isso para alguém?), não as mulheres a temer. Quer dizer que se estivéssemos viajando com um motorista homem, não estaríamos seguras? Por mais que a intenção tenha sido das melhores e que, a curto prazo, ela possa até ajudar, não dá para ignorar que essa iniciativa só mascara um ENORME problema que ainda temos na sociedade.

Independentemente de onde estivermos indo, da roupa que estivermos usando ou do simples fato de sermos mulheres, não queremos que o motorista que vamos chamar seja uma preocupação necessária. A questão é que o respeito deve ficar em primeiro lugar sempre, em todos os casos. Como em qualquer outro serviço, um desvio de conduta deveria resultar em punição do funcionário, não do cliente. No caso de os aplicativos de transporte darem a opção de a usuária escolher ser atendida por motorista mulher, é como se quem usa estivesse pagando por um crime que não cometeu. Antes de sentir a necessidade de abrir a opção de motoristas, não seria muito mais importante ~e justo~ ensinar os homens a se comportar? Aliás, novamente, é até triste ver que isso ainda precisa ser ensinado…

Continua após a publicidade

O que vocês acham sobre essa mudança no app de táxi?

 

+ Leia mais: Verão e roupa curta combinam. Assédio, não!

Publicidade