A mulher real por trás da famosa feminista do ‘We Can Do It!’

Naomi Parker Fraley está viva e contou a história por trás do pôster icônico

Inegavelmente, a imagem acima é vista como um dos maiores símbolos do feminismo desde meados dos anos 80. Com o lema We Can Do It (Nós Podemos Fazer isso), ela parece querer transmitir uma mensagem bem empoderadora da força feminina. Mas você sabia que essa não era exatamente a intenção quando ela foi criada?

Durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, ela era um cartaz de propaganda que pretendia recrutar trabalhadoras mulheres para ajudarem a produzir munições e suprimentos de guerra. A personagem com as mangas arregaçadas e bandana vermelha de bolinhas brancas ficou conhecida como Rosie the Riveter, mas ela existe realmente e o nome dela é Naomi Parker Fraley.

Durante muitos anos as pessoas acharam que a modelo americana Geraldine Hoff Doyle que tinha inspirado a personagem, porque ela se identificou como tal e ninguém questionou. Quando Naomi descobriu que sua imagem tinha sido confundida por quase 30 anos, tentou reparar o erro mandando uma foto sua para um jornal, mas nada aconteceu. Ela admite que não falou mais sobre isso porque não queria fama nem fortuna, mas queria muito sua identidade reconhecida.

Foi apenas em 2015 que um professor da Seton Hall University conseguiu chegar até Naomi, depois de muito procurar sobre a origens dos posters da época da guerra. Ele descobriu que a foto que serviu de base para a ilustração foi tirada em 1942, quando ela trabalhava em uma estação Naval na Califórnia – e usava mesmo a bandana na cabeça! Então, aos 95 anos, a real mulher por trás do We Can Do It contou sua história para o professor, que publicou tudo em um artigo este ano.

Foto: Reprodução/ naomiparkerfraley.com

Foto: Reprodução/ naomiparkerfraley.com

Agora que Naomi Parker Fraley conseguiu recuperar sua identidade, deu uma entrevista à People e contou: “As mulheres desse país atualmente precisam de alguns ícones. Se elas acham que eu sou um, então fico feliz com isso”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Evelin Jaquelinr

    Muito legal! Deveriam postar mais coisas assim e outras que sejam mais relevantes e façam a mudança no mundo feminino.

    Curtir

  2. Awwwn, que amor!

    Curtir