3 verdades e 7 mentiras sobre o sol

Praia queima mais que piscina? Sol dá espinhas? Cheque a lista e confira se você já está mesmo cansada de saber as verdades sobre o sol.

Protetor solar impede o bronzeado

Mentira . Por incrível que pareça, os filtros não impedem a produção da melanina, eles simplesmente evitam a queimadura da pele. O bronze demora um pouquinho mais a chegar, mas em compensação vem moreno, não descasca e, por isso, dura mais.

A gente queima mais na água que na areia

Mentira. Ao contrário do que se pensa, a água reflete apenas 5% da luz solar (a areia reflete 17%). O perigo é que na água ninguém percebe o tempo passa.

Na praia a gente queima mais que na piscina

Verdade. É que a areia funciona como um potente refletor dos raios solares.

Sol dá espinha

Verdade. O que acontece é que depois do sol, mais células mortas passam a se acumular no rosto. Daí os poros podem entupir e provocar o aparecimento de espinhas.

Protetor dá espinhas

Mentira . A menos que você escolha um produto muito oleoso. Dê preferência aos produtos “oil free” ou “não comedônico”.

Fator de proteção 30 protege duas vezes mais que o 15

Mentira. Os produtos com FPS 15 oferecem 95% de proteção contra os raios ultravioleta. Os de 30 oferecem 97%. Por isso, não dá para pensar que com o fator 30 você pode ficar o dobro do tempo exposta ao sol.

Guarda-sol barra a ação dos filtros solares

Verdade. Se tiver a trama bem fechada, o guarda-sol ajuda a barrar a ação direta dos raios. Mas a areia da praia, a água e o piso do clube refletem boa parte do sol e, por isso, acabam queimando a pele.

Bronzeador protege a pele

Mentira. Normalmente, os produtos bronzeadores têm fator de proteção muito baixo. Para a proteção valer, o FPS tem que ser de, no mínimo, 15.

Peles muito bronzeadas podem dispensar o protetor

Mentira. Você pode até deixar de ficar vermelha, mas as células vão continuar sendo expostas à radiação dos raios ultravioletas. Você pode até baixar o fator de proteção (mínimo de 15), mas nunca dispensá-lo de vez.

Quanto mais sol eu tomar, mais morena eu vou ficar

Mentira. Cada pessoa tem seu limite de produção de melanina. Quando o corpo atinge esse ponto, não adianta mais. Ou seja, se você nunca pega cor, não adianta insistir. Você vai ficar vermelha, mas nunca morena.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s