Mattel

A primeira Barbie criada é essa aí de maiô listrado! As crianças podiam comprar roupas novas separadamente.Se na época a boneca custava 3 dólares, hoje em dia ela é uma raridade e vale 12 mil Reais! Na direita, a versão nova que fizeram dela esse ano! Melhorou beeeeem o cabelinho, não?!

Ruth Handler foi a criadora da Barbie. Ela teve a idéia de criar a boneca de corpo adulto após ver sua filha, Barbara, brincando com bonecas de papel e deixando as bonecas bebês de lado. Qualquer semelhança com o nome da boneca e da filha de Rute, NÃO é mera coincidência! Barbara Handler tinha 15 anos quando foi homenageada por sua mãe com a boneca mais famosa do mundo! E dois anos mais tarde, era a vez de seu irmão Kenneth ser homenageado com o lançamento do Ken. Na esquerda, Ruth, a criadora (que já faleceu) e na direita, Barbara, que já é uma senhora!

A família da Barbie é grande! Ela tem 4 irmãs: Skipper, Stacie, Kelly e Krissy (que é bebezinha nhowm!)! Os pais da Barbie chamam George e Margaret, mas eles nunca foram vistos.

Nesses 50 anos de "vida", Barbie sofreu verdadeiras transformações pra se adaptar às modas e tendências de cabelo e maquiagem e aos ideais de beleza de cada época. Fotos de http://www.kattisdolls.net

Não foi só a Barbie que sofreu diversas mudanças ao longo do tempo! Apesar de ser dois anos mais novo (o boneco começou a ser vendido em 1961) seu namorado Ken já teve diversos rostinhos, cortes e cores de cabelo, tudo pra conquistar essa loira! Fotos de http://www.kattisdolls.net/

O modelo Leif Stacey fez o papel do Ken em um desfile da Barbie no New York Fashion Week Spring 2009. Que tal esse Ken loiro, meninas?!

Assim como alguns reis da música viraram Kens, como Frankie Sinatra e Elvis Presley.

Barbie já encarnou inúmeras personagens, incluindo heroínas e vilãs. Como Mulher Maravilha, Mulher Gato e Supergirl.

Barbie já fez o papel das mais diversas personagens de contos de fada e princesas. Como Alice, Rapunzel e Dorothi de O Mágico de Oz.

A Barbie já teve mais de 80 carreiras, de candidata à presidência à cantora de Rock. Sua primeira profissão foi como modelo. Na foto acima, como cantora de banda de Rock, oficial da Marinha, professora de artes, candidata à presidência, cirurgiã, astronauta, soldado e jogadora de beisebol.

A Barbie já representou mais de 40 nacionalidades, inclusive Brasil! Na foto, Brasil, África do Sul, Holanda, Rússia, Japão, Índia, Escócia e Ártico.

O processo de criação das bonecas começa do desenho, depois ela é moldada, pintada, ganha cabelos e roupa. Foto de http://www.designboom.com

O processo de criação das bonecas começa do desenho, depois ela é moldada, pintada, ganha cabelos e roupa. Foto de http://www.designboom.com

Criação 2

O processo de criação das bonecas começa do desenho, depois ela é moldada, pintada, ganha cabelos e roupa. Foto de http://www.designboom.com

Os carros ficarão na garagem da verdadeira mansão da Barbie! A Malibu Dream House acaba de ser inaugurada em Malibu, Califórnia, e foi decorada pelo designer Jonathan Adler. Dentre os detalhes da decoração, está um lustre feito de cabelo de Barbie, um closet com 50 ares de sapatos rosa shock, uma cozinha cheia de ingredientes pra fazer cupcakes, um espelho de parede feito com 65 bonecas, uma área museu com 25 bonecas vintage, e o item mais precioso: um retrato original da Barbie feito pelo Andy Warhol, que vale aproximadamente $200,000.

Barbie já teve mais de 100 amigos lançados como bonecos e bonecas. Algumas primas, alguns colegas de banda de rock ou amigos de suas irmãs. Sua primeira amiga foi a ruiva Midge, à esquerda, já Becky, foi sua primeira amiga cadeirante.

Depois de anos de namoro com Ken, Barbie dá um tempo e começa a namorar o australiano Blaine (a esquerda na foto!). Mas o caso dura pouco tempo e ela volta pro Ken. Ken, amigo, demorou pra pedir a moça em casamento, hein!

Fulla é uma concorrente da Barbie criada em Dubai, feita para as meninas muçulmanas. A Fulla é morena, usa burca, não tem marido ou namorado, e segue apenas as profissões de médica ou professora. A Barbie foi banida da Arábia Saudita, pois de acordo com autoridades locais, a Barbie usa roupas que revelam muito corpo e tem acessórios pervertidos!!! Para eles, a Fulla mostra valores tradicionais islâmicos e o verdadeiro papel da mulher.

Uma simulação na internet brinca mostrando como seria a Barbie velhinha (à esquerda). Mas na verdade, já foram lançadas Barbies e Ken idosos! Tratam-se da vovó e do vovô Hadley , os pais da Midge! Eles foram vendidos com o nome de Happy Family, ao lado de Midge, seu marido Alan e seus filhos.

Barbie já inspirou diversos produtos além de bonecas, como jogos de tabuleiro, maquiagens, revistas, desenhos, games... Acima, no desenho Barbie and The Rockers e no game 3D Espiã Secreta.

A Barbie mais vendida de todos os tempos é a Totally Hair Barbie, essa boneca de cabelo super comprido, lançada em 1992. A primeira Barbie negra surgiu em 1980. A Barbie Jewel Girl é importante pra história da boneca, pois teve uma remodelação no corpo. Ombro mais estreito, cintura e quadris mais grossos e umbigo, em prol de uma boneca mais realista!

+ fotos
+ fotos