5 coisas para ficar por dentro da novela Meu Pedacinho de Chão

Por Bruno Dias Fotos: Divulgação/ TV Globo, em 25/03/2014 às 16:53

Nova trama das 18h estreia no dia 7 de abril na Globo

A trama

Escrito por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, o remake de Meu Pedacinho de Chão (novela que foi ao ar pela primeira vez em 1971) estreia no dia 7 de abril e levará um universo fantástico ao horário das 18h da TV Globo.

Ambientada na Vila de Santa Fé, a novela conta a história através do olhar das crianças, mais precisamente de Serelepe (Tomás Sampaio) e Pituca (Geytsa Garcia), em um universo rural que ganhou ares lúdicos e quase futuristas.

Meu Pedacinho de Chão mostra a rivalidade entre Coronel Epa (Osmar Prado), um homem que não gosta do progresso; e Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi), que luta para ver a evolução da Vila.

Visual exótico de Bruna Linzmeyer

Para viver a professorinha Juliana, Bruna Linzmeyer teve que pintar os cabelos de rosa! A mudança foi realizada em dois dias, o suficiente para a atriz ficar com os cabelos brancos e para encontrarem o tom adequado de rosa.

"Eu sempre quis pintar o cabelo de rosa. Mas é meio radical, teria que ter a ver com o meu trabalho. Quando fiz uma peça do meu marido, (o ator e diretor Michel Melamed), eu pedi para pintar dessa cor ou para ficar careca. Mas ele preferiu pintar a minha cara de rosa! Ficou muito legal", declarou a atriz ao site oficial da novela.

Cenografia fantástica

Conhecido por trabalhos que exploram muito o lado mais artístico e fantástico, como Hoje É Dia de Maria (2005), A Pedra do Reino (2007) e Capitu (2008), o diretor Luiz Fernando Carvalho optou por transformar o ambiente rural da Vila de Santa Fé em algo bastante lúdico. 

As casas são todas de lata, as árvores são cobertas de crochê bem colorido e os animais são todos mecânicos, articulados e trazem a ideia de um carrossel.

A cidade cenográfica foi feita em um terreno de aproximadamente 8 mil metros quadrados e conta com 28 construções, entre elas, uma igreja, as casas dos personagens, estação de trem e o comércio.

"Foram usadas cerca de 20 toneladas de latas de tinta abertas, dobradas, cortadas, pigmentadas, marteladas, planificadas", afirmou o diretor Raimundo Rodriguez, responsável pela cenografia. "Cada casa tem sua própria cor, sua própria personalidade, seu próprio desenho, estabelece sua própria relação com o personagem. Se você olhar, não tem uma parede igual à outra, não tem uma casa igual à outra, não tem uma cor igual à outra, tudo é muito original para cada casa. É um conto de fadas surreal, ancestral, atemporal."

Filhos de famosos

Dois estreantes em Meu Pedacinho de Chão vão dar sequência nas telinhas aos trabalhos de seus pais famosos. Eles são Bruno Fagundes, filho de Antonio Fagundes; e Gabriel Sater, filho do músico Almir Sater.

Além de fazer sua estreia na TV, como o jovem médico forasteiro Renato, Bruno vai contracenar pela primeira vez na televisão ao lado do pai, que está no elenco de Meu Pedacinho de Chão no papel de Giácomo, dono de uma vendinha na Vila de Santa Fé. "Quando a gente chega em casa, não mais doutor Renato, não mais Giácomo, a gente se abraça, pai e filho. Felizes de termos dividido mais um dia de trabalho", conta Bruno, que teve que perder 8 quilos e pintou o cabelo de vermelho para o papel.

Já Gabriel Sater vai interpretar Viramundo, um violeiro que promete tirar o sossego das mulheres da Vila de Santa Fé (e de todo o Brasil), além de se apaixonar por Milita (Cíntia Dicker). Músico desde os 15 anos, Gabriel teve que aprender a tocar viola, já que só sabia tocar violão.

"Olha como as coisas são: o Luiz Fernando Carvalho que me fez tocar viola, não foi o meu pai, que é um dos maiores violeiros do mundo", afirmou o filho de Almir Sater.

Grande nomes em cena

Não são apenas os novatos que vão brilhar em Meu Pedacinho de Chão, veteranos como Osmar Prado e Antonio Fagundes, e estrelas como Juliana Paes e Rodrigo Lombardi completam o elenco da nova novela das 18h.

Juliana Paes será Catarina, a mulher do poderoso coronel Epa, e vai usar figurinos exuberantes. "É muito gostoso ver o resultado. Os corseletes são apertados, tem uma grande sobreposição de roupas, as ancas são pesadas... Mas emocionalmente e profissionalmente é recompensador. Fica tão lindo de ver...", revelou a atriz.

E aí, estão ansiosas por Meu Pedacinho de Chão?
 

TAGS: Novela Meu Pedacinho de Chão
Comente!