Diversão

02
07/2009

Teste sua vocação profissional

Por por Marcos Lauro às 17:28

Apesar do excesso de informações, e talvez até por causa dele, é comum chegar ao ensino médio, na beira do vestibular, sem saber responder aquela perguntinha básica que todo mundo ouve quando pequeno: “O que você vai ser quando crescer?”.

Alguns colégios oferecem uma saída, que não é única, mas pode ser a mais esclarecedora: o teste vocacional. Aliás, sua importância já foi reconhecida até pelo Senado Federal. O senador Sergio Zambiasi apresentou, no início do ano, um Projeto de Lei que torna o teste obrigatório em todas as escolas do ensino médio no país, de forma gratuita. Atualmente, o Projeto está em fase de aprovação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

A Universidade de Mogi das Cruzes, em sua clínica de psicologia, oferece o serviço e mostra que o teste é mais complexo do que se pensa. São de cinco a oito encontros de uma hora de duração, por semana. “São vários testes diferente, conversas, dinâmicas, entrevistas... por isso o tempo pode variar”, afirma a psicóloga responsável pelo curso, Ana Cristina Arzabe. O resultado não é fechado em uma profissão, mas sim, numa área de interesse. “Não temos como dizer ‘você vai ser médico’, mas sim ‘em qual área do conhecimento você vai atuar’”, completa Ana Cristina.

Débora Regina Ceron, 27 anos, fez o teste quando estava no ensino médio e não teve muita surpresa. “Já trabalhava com teatro e o resultado dizia que eu deveria ir para artes ou publicidade”. A psicóloga Ana Cristina diz que é o que costuma acontecer: “É raro um teste bem aplicado ter um resultado oposto às aptidões da pessoa”. Aliás, o teste não é restrito a estudantes. “Nada impede que quem já esteja cursando uma faculdade o faça também”, completa a psicóloga.

Para ter um prévia sobre seu perfil profissional, responda o teste “Conheça a si mesmo”, do Guia do Estudante. Preste atenção no resultado e pense bastante sobre sua futura carreira.

Leia também:

Comente!

Leia também:

Ofertas