Diversão

19
11/2007

Monarquia, presidencialismo ou parlamentarismo?

Por por Isabela Motta Noronha às 16:51

A principal diferença é quem manda e como é o equilíbrio de poderes. No presidencialismo, há 3 poderes principais: o Executivo, do presidente, o Legislativo, do congresso nacional, e o Judiciário, do Supremo Tribunal Federal (STF). Todos têm o mesmo peso. No parlamentarismo, as decisões do parlamento estão acima de todas as outras. E, na monarquia, o rei ou rainha são o poder absoluto. Na balança, cada elemento desses 3 sistemas de governo:

Presidencialismo

Presidente da república
Eleito pelo povo, fica no governo por um tempo determinado (no Brasil, são 4 anos, podendo ser reeleito por mais 4). É ao mesmo tempo chefe de Estado, a pessoa que simboliza a nação, e chefe de governo, que cuida da administração do país. Ele indica os ministros do STF e pode vetar as decisões do congresso nacional.

Congresso nacional
Por meio de votações, aprova os projetos de lei (que darão origem às leis) e o orçamento (que determina as despesas do país).Além disso, o congresso também tem que aprovar os ministros escolhidos pelo presidente para o STF.

STF
Julga a aplicação das leis e pode até suspender sua execução.

Alguns países presidencialistas:Brasil,Argentina, Estados Unidos, Chile, Uruguai e México


Parlamentarismo

Parlamento
Formado por políticos eleitos pelo povo, representa o maior dos três poderes. Se achar que deve, pode derrubar o primeiro-ministro, que governa o país.

Primeiro-ministro
Governa o país. Seu mandato não tem prazo determinado e ele pode ficar no poder por alguns dias ou anos. É eleito por votação no parlamento ou por indicação do Chefe de Estado (nesse caso, precisa da aprovação do parlamento).

Chefe de Estado
Representa o país, mas não governa. Em uma Monarquia Parlamentarista, o chefe de Estado é um rei ou rainha (como a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra). No caso da República Parlamentarista, é o presidente.

Algumas monarquias parlamentaristas: Inglaterra, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Japão

Algumas repúblicas parlamentaristas: Itália, Índia, Bangladesh, Líbano, Moçambique


Monarquia

Rei ou Rainha
Se for absoluta, o rei (ou rainha) centralizam todos os poderes. Ou seja, podem tomar as decisões sozinhos, sem dar satisfações a ninguém. Se for constitucional ou parlamentarista, há uma separação de poderes e as ordens do dono da coroa são limitadas pela constituição ou pelo parlamento. O rei ou rainha ficam no poder enquanto viverem ou quiserem (eles podem renunciar). São substituídos por alguém da família, um herdeiro da coroa, ou eleito pelos príncipes.

Algumas monarquias: Arábia Saudita, Brunei, Butão, Vaticano

Leia também:

TAGS: educação
Comente!

Leia também:

Ofertas