Diversão

28
04/2009

Dicas para se dar bem no Enem

Por Por Marcos Lauro às 16:56

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar os alunos que terminam a escolaridade básica. É importante porque serve de porta de entrada para o Programa Universidade para Todos, que dá bolsas de estudo de 50 e 100% para o ensino superior em todo Brasil.

Mas agora o Enem ficou mais importante ainda porque, além das mudanças na estrutura da prova (serão 200 questões e uma redação, em dois dias), algumas universidades federais já confirmaram o exame como seu vestibular oficial (ao menos na primeira fase). Essas novidades serão anunciadas em maio, na convocação da inscrição para a prova.

Então é bom começar a se preparar! A CAPRICHO ouviu professores e também alunos que se deram bem em provas anteriores e traz dicas para você ir bem no Enem 2009:

1. Para não perder a hora e aparecer chorando no jornal do dia seguinte com o portão da escola fechado atrás de você, conheça o local da prova antes. “De preferência no final de semana anterior, para saber o percurso e encarar o mesmo trânsito do dia da prova”, aconselhou o professor Mateus Prado.

2. O Enem não cobra matérias. Ele dá situações-problema para que você resolva. E em uma questão podem ser cobrados, ao mesmo tempo, conhecimentos de biologia e química, por exemplo. Então, nada melhor do que ver as provas anteriores (no site oficial) ou então um simulado, como este disponível no site do Guia do Estudante.
 
3. A leitura diária de jornais e revistas é muito importante, pois o Enem pede um grande nível de conhecimentos gerais. “O que aparece bastante também é a interpretação de tabelas, gráficos e imagens”, indica a coordenadora pedagógica Alessandra Venturi. Então, já fique sabendo que Obama e a crise econômica devem cair na prova!

4. Escreva bastante e treine a produção de textos. Com a confirmação dessas mudanças no ENEM, a redação deve ter um peso maior.

5. Não estude até o último minuto antes da prova. Tire pelo menos um dia para relaxar. Vá ao cinema, caminhe, saia com os amigos e procure dormir mais cedo do que o normal na noite anterior a prova. Então, se divirta, mas nada de ir para a balada, hein!

6. Encha seu mp3 player de músicas bacanas e vá ouvindo no caminho. Mas tome cuidado para não colocar músicas muito agitadas ou mesmo ouvir muito alto. Fazer prova com a adrenalina lá em cima não dá, né?

7. Leve uma garrafinha d’água e uma barra de cereal ou chocolate. Não leve comida. Marmita não combina com o Enem. Procure não levar salgadinho com aquelas embalagens barulhentas, o que irrita profundamente quem está fazendo a prova do seu lado.

8. Não fique relendo demais as questões, por dois motivos: Pode sobrar pouco tempo para a redação ou então seu cérebro pode dar um nó e você pode duvidar da resposta de uma questão simples. “Leu? Entendeu? Responda e passe pra próxima”, disse Dayane Pereira da Silva, que cursa Direito com bolsa do PROUNI, programa que usa a nota do Enem como ranking.

9. “Comecei a prova pela redação e demorei em torno de 2h30 para terminá-la. Infelizmente fui obrigado a chutar 15 questões devido ao tempo limitado de prova”, afirmou Matheus Bennermann dos Santos, aprovado em medicina em Caxias do Sul, numa universidade particular que utiliza a nota do Enem. Para não correr o mesmo risco que o Matheus, comece pelas questões objetivas e não se esqueça da dica 8.

10. Por fim, passe as questões objetivas para o gabarito com atenção. Afinal, não adianta acertar na prova e errar no gabarito.

Para ajudar ainda mais nos seus estudos, visite o portal do ENEM no site Guia do Estudante.

Leia também:

Comente!

Leia também: