SOS Corpo

 soscorpo

26
01/2011

O que é hímen?

Categorias: corpo - Por Equipe Capricho, em 26/01/2011 às 19:32

A Mari quer saber e talvez você também já tenha pensado sobre isso. A gente fala, cita, pensa, se preocupa, mas, afinal, o que é esse bendito hímen?

Pois o objeto de tanta preocupação é apenas uma membrana que fica na entrada da vagina. Ao contrário do que você possa pensar, o hímen não é um lacre totalmente fechado. Essa membrana é elástica e possui uma abertura que permite a saída da menstruação.

O seu formato pode variar bastante. O mais comum é o anular com um orifício central, Existe também o hímen septado, em faixas que cruzam o orifício central, e o cribriforme, com pequenas perfurações. Também há o hímen elástico ou complacente, que, digamos assim, é mais flexível que os outros: seu orifício – central – vai cedendo aos poucos e pode só se romper em um parto normal.

Pergunta 2:
O rompimento do hímen sempre causa sangramento?
Na maioria dos casos, ele gera um pequeno sangramento (pequeno, nada parecido com uma menstruação). Mas ele pode se romper sem que haja ruptura de vasinhos e, no caso dos elásticos, pode não se romper. Aí não há sangue nenhum.

Pergunta 3:
O hímen pode se romper mesmo sem transar?
Pode. O hímen pode se romper com masturbação (se for introduzido algum objeto na vagina) ou mesmo com um absorvente interno. Isso quer dizer que você pode perder a virgindade com um ob? Bom, aí é outra discussão bem longa: leia um pouco dela aqui.

Mais dúvidas? Escrevam!
Beijo!

Comente!
Siga CAPRICHO no Instagram Siga CAPRICHO no Tumblr Siga CAPRICHO no Pinterest Siga CAPRICHO no YouTube Siga CAPRICHO no Flickr RSS
soscorpo