SOS Corpo

 soscorpo

09
06/2010

Menstruação: o que é normal?

Categorias: corpo - Por Equipe Capricho, em 09/06/2010 às 21:06

413442

Em homenagem à Julia e à Isabela, vamos ver o que é normal e o que não é quanto o assunto é menstruação:

É normal perder muito sangue?
Sim, mas se você precisa trocar de absorvente a cada duas horas, já está no limite da normalidade. Se o seu fluxo está ficando cada vez mais e mais forte, procure um médico. Perder muito sangue todo mês pode causar anemia e ser sinal de outros problemas, como desequilíbrio hormonal.

É normal ter coágulos?
Sim. Nos dias em que o fluxo é muito intenso, o sangue pode coagular antes de sair do corpo. Mas fique atenta se os coágulos forem grandes e numerosos: aí sim pode haver algo errado. Nesse caso, vale à pena procurar um médico.

É normal o sangue sair marrom?
Sim. Nos dias em que o fluxo é menor, o sangue fica marrom como borra de café pela pouca quantidade de hemácias, responsáveis pela cor vermelha do sangue.

É normal durar mais de uma semana?
Não. Ciclos que se prolongam por muitos dias sem que o fluxo diminua podem significar desequilíbrio hormonal, distúrbios de coagulação, miomas, entre outros problemas. Vale investigar com uma ginecologista.

É normal durar menos de três dias?
Sim. Algumas meninas têm o endométrio, a camada que reveste o útero, mais fino. Por isso, a sua descamação é rápida e a quantidade de sangue que sai é pequena.

É normal ter ciclo muito irregular?
Sim. Nos dois primeiros anos após a primeira menstruação, o corpo ainda está aprendendo a lidar com os hormônios. Nessa fase, pode haver atrasos de um ciclo para o outro ou você nem ovular. Mas atenção: atrasos também podem ser gravidez ou algum problema hormonal.

Respondido? Mais alguma dúvida? Escrevam!

Comente!
Siga CAPRICHO no Instagram Siga CAPRICHO no Tumblr Siga CAPRICHO no Pinterest Siga CAPRICHO no YouTube Siga CAPRICHO no Flickr RSS
soscorpo