Continua após publicidade

Em qual idade os seios começam a crescer e até quando isso acontece?

Ginecologistas explicam fatores que podem influenciar no tamanho das mamas ao longo da vida

Por Da Redação 13 jan 2023, 10h45

Você já se perguntou em que fase da vida os seios começam a crescer? Depende da menstruação? Eles aumentam durante a adolescência? Quanto tempo demora para atingirem o tamanho final? Conversamos com duas ginecologistas, as Dras. Aline Ambrosio e Viviane Monteiro, para responder essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem conferir!

Quando os seios começam a crescer e até qual idade isso acontece?

As mamas iniciam o desenvolvimento cerca de 2 anos antes da primeira menstruação, que pode acontecer entre 8 e 13 anos de idade, com o chamado “broto mamário”. Elas crescem, em média, até o final da puberdade, período que pode ocorrer de 3 a 4 anos após a menstruação. No entanto, isso varia de acordo com fatores genéticos e estilo de vida de cada pessoa.

Existem fatores que podem mudar o tamanho dos seios?

A ginecologista Dra. Aline Ambrosio conta que sim, o tamanho dos seios pode sofrer alterações causadas pelas mudanças hormonais ao longo da vida, como na gestação e na menopausa. “Os hormônios sexuais e a prolactina (hormônio que libera produção de leite) podem interferir no volume das mamas e modificar o crescimento celular. O amadurecimento completo das mamas ocorre após a gravidez e aleitamento. Depois dos 35 anos, há uma substituição gradativa do tecido glandular pela gordura, tornando-as mais flácidas. Após a menopausa, a queda do estrogênio, hormônio feminino, acelera essa lipossubstituição e provoca a queda do metabolismo, elevando a gordura corporal, assim como a gordura mamária”, afirma.

Continua após a publicidade

Além disso, ganhar ou perder peso pode influenciar diretamente no tamanho das mamas, conforme explica a ginecologista Dra. Viviane Monteiro. “As mamas são basicamente constituídas de glândula e de gordura. Então, ao ganhar ou perder gordura corporal, a mama pode aumentar ou diminuir. Na adolescência, a mama tende a ser mais densa, com a proporção de glândula maior do que a de gordura, ao contrário da mulher idosa, que tem mais gordura do que glândula.”

11 curiosidades importantíssimas sobre os seus seios
Reprodução/Reprodução

É verdade que os seios incham antes da menstruação?

“No período pré-menstrual, os hormônios sexuais e a progesterona estão elevados no sangue, produzindo maior proliferação do tecido mamário e retenção de líquido, o que causa aumento das mamas e até sensibilidade local. O mesmo ocorre com uso dos anticoncepcionais orais”, comenta Dra. Aline Ambrosio.

Continua após a publicidade

Por que algumas pessoas têm seios maiores, e outras menores?

As especialistas declaram que isso depende de questões genéticas, prática de esportes, alimentação, peso corporal, uso de hormônios… Fora o desenvolvimento do tecido mamário na fase embrionária, no intra-útero, a chamada mama rudimentar, que também pode determinar o volume final das mamas.

O que importa é que cada pessoa tem peitos diferentes. Tamanho, cor, formato de bico… Tudo varia de pessoa para pessoa, e pode, inclusive, variar entre os seus dois seios. E não há nada de errado nisso! Só lembre-se de fazer visitar o seu médico ginecologista frequentemente e, caso observe algo fora do comum, marque uma consulta, viu?

Quem deu as informações: Dra. Aline Ambrosio, ginecologista e sexóloga; Dra. Viviane Monteiro, ginecologista e obstetra.

Publicidade