Papo de Amiga

 papodeamiga

16
10/2009

Minha amiga está sofrendo e não sei como ajudá-la

Categorias: Sem categoria - Por Fernanda Bastos às 17:49

Nada pior do que ver alguém que a gente gosta sofrendo, ficamos com aquela vontade de resolver o problema dela, seja do jeito que for. Qualquer coisa para ver nossa amiga numa boa outra vez. É uma situação assim que está atormentando a L.:

“Tem uma menina de quem já fui muito próxima, muito amiga mesmo, mas hoje em dia somos apenas colegas. Os pais dela se separaram há pouco tempo e têm sido uma separação complicada, a família está “desabando” e a minha amiga está cada vez mais abalada e carente. Eu não sei se é melhor ajudá-la ou esperar a família dela acordar. Vê-la nesse estado está acabando comigo.”

Quando os problemas são grandes demais, sejam eles nossos ou dos nossos amigos, é comum a gente ficar sem saber o que fazer ou por onde começar a resolvê-los. Qualquer atitude parece pequena demais ou insuficiente para dar conta de uma situação muito complicada, e, por isso, às vezes ficamos paralizadas e acabamos não fazendo nada.

Acontece que muitas vezes, eu diria que a maioria delas, a resolução de um problema não depende só de uma pessoa ou de uma só atitude. Aliás, normalmente, um problema do tipo GG precisa de várias soluções (e também de muito tempo) para ser resolvido por completo. Então, se você puder colaborar, mesmo que só um pouquinho, já está ótimo.

O que eu quero dizer é que a L. não pode resolver o problema da amiga dela, e muito menos o problema da família da amiga. Por mais que a vontade seja dar uns dois berros com os pais da menina para eles se ligarem, não dá para fazer isso. Mas, se a sua amiga está mal, também não dá para ficar parada.

Não se preocupe em achar as palavras certas para consolá-la, nem se sinta responsável por tirá-la dessa situação. Não cabe a você fazer isso. O que você pode fazer é estar presente. Dar colo, convidar para sair quando ela estiver baixo astral, deixar um presentinho na portaria do prédio quando ela não estiver nem no pique de sair de casa. Mandar SMS fofos durante o dia, ligar para saber como ela está, aceitar passar a tarde na casa dela só para fazer companhia. Enfim, deixar claro que você está ali pertinho. Pode não resolver, mas tenho certeza que deixa a vida dela um pouco mais fácil e leve.

Se você não pode dar a solução, pelo menos dê um abraço.

Meninas, idéias de coisas fofas para fazer por uma amiga que está passando por momentos difíceis?

beijo

Comente!

Leia também:

Revista


Compre agora essa edição!

Papo de Amiga

Sabe aqueles momentos em que parece que a vida está muito difícil de ser vivida? Nessas horas, você pode contar com a gente. Escreva para dividir, pedir conselhos, desabafar. Aqui vai ter sempre alguém pronta para te ouvir e ajudar!

Blogueiros

  • Fernanda Bastos

Ofertas

Mande um e-mail pra gente

* Campos obrigatórios

Nome completo:*

Data de nascimento:*

DDD:*

Telefone:*

Celular:

E-mail:*


Mensagem*

Enviar

Blogs CAPRICHO

+ Blogs
+ Blogs
Siga CAPRICHO no Instagram Siga CAPRICHO no Tumblr Siga CAPRICHO no Pinterest Siga CAPRICHO no YouTube Siga CAPRICHO no Flickr RSS
assine CAPRICHO
assine CAPRICHO