Continua após publicidade

Livros sobre séries e o que fazer nas férias da TV

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 16h09 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Eu não tenho mais férias da escola/faculdade em julho (eternas saudades desse tempo), mas nesse mês costuma acontecer um período que eu considero uma espécie de férias das séries de TV: o hiato.

Nesse período da summer season, a maioria das minhas favoritas estão naquela pausa longa que parece infinita. Mesmo com as estreias desse período (Suits, OITNB), considero uma época devagar e tranquila.

O que é sensacional para assistir aquelas séries que acumularam episódios e não consegui ver (Veep, How to Get Away with Murder). Ou melhor, para começar a assistir alguma nova que ainda não dei chance (Unreal, iZombie).

Mas esse período é também ótimo para ler livros sobre esse universo. Recentemente fiquei viciada em livros de pessoas que trabalham com séries de TV ou que abordam o tema (não, não estou falando do meu, o Guia das Séries). Mas de pessoas famosas que tem lançado livros aqui e lá no exterior. Aqui vão alguns dos meus favoritos e estou aceitando sugestões:

Continua após a publicidade

mindy

1) Is Everyone Hanging Out without me? (and other concerns) – Mindy Kaling

Sou super fã da Mindy Kaling e tudo o que ela faz (já assistiu The Mindy Project?) e esse livro dela é simplesmente fantástico! Ela é engraçada, divertida e no final, você quer com todas suas forças ser a BFF dela. O livro é uma espécie de biografia/memória com observações do dia-a-dia em ensaios maravilhosos. Tem observações sobre o peso, as amizades e a fama em Hollywood, mas também tem passagens em que ela fala sobre etiqueta em karaokê, os tipos de mulheres em comédias românticas que simplesmente não são reais e instruções fantásticas para o funeral dela.

Só não consigo entender por que esse livro ainda não foi traduzido para o português!

Continua após a publicidade

bj

2) One More Thing – B.J. Novak

Como falar de Mindy sem falar de BJ Novak? Recentemente foi lançado o livro infantil dele aqui no Brasil – O Livro sem Figuras. Mas o One More Thing veio antes e não é para crianças. Segundo a Mindy no livro dela, BJ é um dos caras mais inteligentes e engraçados que ela conhece. O livro dele prova isso. São várias crônicas e contos avulsos. A maioria é bem curtinha e ele mistura algumas histórias engraçadas e de reflexão. Considero um dos melhores livros que já li na vida e tem um dos melhores trailers de livro ever.

love

Continua após a publicidade

(trecho do livro)

lena

3) Não Sou uma Dessas – Lena Dunham

Confesso que tinha um pouco de preconceito com o livro da Lena. Em partes porque não gostei muito da 1a temporada de Girls. Mas na 2a temporada, a série me conquistou e fui atrás do livro da criadora daquilo tudo. A Lena é estranha. Não em um sentido ruim nem negativo. Simplesmente muito diferente de qualquer pessoa que conheço. Diferente da Mindy que sinto uma super identificação, com a Lena foi muito mais um olhar do oposto. As histórias da vida dela, como a criação em um ambiente super artísitico, explica muito do que vemos na série. Vale a pena por passagens como a descrição de uma cena de sexo em Hollywood e como ela é à vontade com o corpo dela, completamente nua na frente de muita gente.

Continua após a publicidade

amy

4) Yes Please – Amy Poehler

Estou lendo ainda a biografia da Amy Poehler. Parks and Recreation é uma das minhas séries amadas e ler o livro da Amy é como se eu estivesse em negação que a série chegou ao fim. Apesar disso, a Amy é sensacional! Ela mistura momentos biográficos com conselhos para a vida como “tratar sua carreira como um namorado ruim”, além de outras coisas. Em certo momento, ela pede para Seth Meyers escrever um capítulo porque simplesmente estava cansada e escrever um livro é terrível. Além de revelar bastidores do Saturday Night Live, da amizade com a Tina Fey e de Parks. Ainda não terminei, mas já super indico.

books

Continua após a publicidade

5) Os que mal consigo esperar

Existem alguns muitos outros livros de pessoas desse mundo das séries (como o Choose Your Own Autobiography, do Neil Patrick Harris, e O Vendedor de Armas, de Hugh Laurie), mas tem dois que mal consigo esperar: Why Not Me, da Mindy Kaling, e Bliss, da Shay Mitchell  e Michaela Blaney. O da Mindy é porque ela é a Mindy, após fazer muito sucesso e em um segundo livro. O da Shay é pura curiosidade porque eu acho ela super talentosa e quero ver como será no mundo literário.

Enfim, essas são as minhas sugestões para esse período de férias. Alguma sugestão de livro pra mim?

Publicidade