CAPRICHA NO MAKE

CUIDADOS DIÁRIOS

Cuidados diários: pele oleosa

Por: Equipe Capricho. Em 20/05/2009, às 14:40

Siga uma rotina de tratamento para sua pele oleosa e acabe com o excesso de brilho e espinhas!


Quem tem a pele oleosa, sabe bem: esse tipo de pele tem muito brilho e, geralmente, tem os poros dilatados. A oleosidade fica mais concentrada na chamada zona T (testa, nariz e queixo), formando um cenário perfeito para que apareçam cravos e espinhas. Por isso, deixe a preguiça de lado e siga uma rotina de tratamento para sua pele!

Pela manhã, antes da escola:

  1. Lave bem o rosto com um sabonete neutro ou com um tipo específico para sua pele: os que contêm ácido salicílico na fórmula ajudam a prevenir a acne.
  2. Passe uma loção adstringente. Ela limpa os poros e tonifica a pele ao mesmo tempo.
  3. Fique esperta: oleosidade é muuuuito diferente de hidratação. E dessa, todo mundo precisa. Escolha um protetor solar em gel, oil-free, que hidrata e protege você do envelhecimento causado pelo sol, ao mesmo tempo.
  4. Para evitar o excesso de brilho do seu rosto, você ainda pode passar um produto com efeito matificante para segurar a oleosidade.

Durante o dia:

  1. Use lencinhos próprios para tirar a oleosidade. Quem tem acne pode optar pelos que têm ácido salicílico na forma, que ajuda a secar as espinhas.
  2. Reaplique o gel ou loção de efeito matificante na zona T (testa, nariz e queixo).
  3. Se você foi à academia ou teve aula de educação física, aproveite para lavar o rosto e reaplicar o protetor solar logo depois dos exercícios.

Antes de dormir:

  1. Repita a limpeza feita pela manhã.
  2. Use produtos de tratamento, que funcionam super bem à noite. Os com nicotinamida ajudam a fechar os poros. Quem tem pele com acne pode optar por usar produtos secativos, com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla na fórmula.

Dicas:

  • Sem exageros: lave seu rosto, no máximo, duas vezes ao longo do dia. Mais que isso e seu organismo entende o recado ao contrário, estimulando a pele a produzir ainda mais óleo.
  • Use maquiagens para a pele oil-free e prefira as texturas em pó.
  • Você pode esfoliar sua pele de 3 a 4 vezes por semana. Peelings suaves também são indicados para enxugar a oleosidade e retirar as células mortas. Uma ou duas vezes por ano, faça uma limpeza mais profunda com uma esteticista.

Passe looonge!
Água muito quente e produtos à base de álcool são dois vilões: eles estimulam o trabalho das glândulas sebáceas e acabam aumentando a oleosidade no seu caso.

Tags:
Comente!

Leia também:

blogueiras
  • Ana Mendonça

Blogs CAPRICHO
+ CAPRICHO + CAPRICHO
Editora Abril

Copyright © 2014, Editora Abril S.A. – Todos os direitos reservados – Fotos de Getty Images e colaboradores