Continua após publicidade

Tudo, menos fútil: moda é arte, expressão, cultura e personalidade!

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 17h56 - Publicado em 19 fev 2016, 14h58

Oiiiii, gente! Eu sou a Victoria, dona do blog Amante de Rímel. Tudo bom? Como vocês já devem saber, entrei para a Galera CAPRICHO através da webserie. Competi na categoria moda e venci! Hihi! Logo, achei que seria justo estrear aqui nesse blog xuxu falando sobre esse tema que tanto amo.

vic1

Nunca pensei em fazer faculdade de moda, porque, para mim, moda sempre foi um hobby, uma maneira de me divertir. Mas será que eu não tinha sido contaminada por aquele preconceito básico da sociedade? Aquele que diz que moda e que qualquer coisa relacionada ao universo feminino são coisas fúteis?! A questão é: a indústria da moda é responsável por 4,5% do PIB nacional e por mais de 2 milhões de empregos por todo o Brasil. Então, por que essa área ainda é tratada com futilidade por tantas pessoas?

Moda é arte, é expressão, é cultura, é personalidade!
O ato de nos vestir é a forma mais simples e, ao mesmo tempo, mais complexa de dizer quem somos, o que queremos, como enxergamos o mundo e como enxergamos a nós mesmas. Criar looks é construir sua personalidade em cima de peças. Tornar o abstrato concreto.

vic2

Continua após a publicidade

A moda muda, porque o ser humano muda. Muda com os anos, com os sentimentos, com a vida, com a história, com as necessidades, com o mundo. Aliás, sabia que o jeans foi criado porque os mineradores precisavam de roupas resistentes para trabalhar? E é exatamente por isso que sou extremamente contra os padrões impostos pela moda – ou seria pelas pessoas que com ela trabalham? Moda é a mais pura forma de expressão. Ditar limites nessa manifestação é impedir o ser humano de ser quem ele quer ser.

Já perdi a conta de quantos depoimentos li, relatando como a moda ajudou na auto estima de diversas mulheres. Sabe por quê? Porque você não pode escolher se suas pernas são finas ou grossas, mas você você pode escolher como vesti-las. A graça da moda é saber escolher a peça que faz você se sentir bem. Não tem nada a ver com vestir aquilo que disseram para você vestir ou seguir a tendência que disseram que ficaria boa em você. A moda é sobre se olhar no espelho e sentir-se maravilhosa! Porque os padrões de beleza estão aí, e cabe a nós desconstruí-los.

https://www.youtube.com/watch?v=YsAXnW6czjE

A moda se tornou um pedacinho de mim. Consigo ver nos meus looks fotografados o quanto minha personalidade mudou. Escolho as peças com sentimento, porque talvez eu não esteja a fim de falar, mas minha roupa vai dizer por mim. Através da moda, inspirei diversas meninas a serem elas mesmas, porque elas não precisam usar a tendência do momento se não quiserem, elas são maravilhosas quando se sentem maravilhosas. Sou a prova de que, de fútil, essa arte não tem nada.

Continua após a publicidade

Entendo que em um mundo onde não somos, mas temos, as coisas materiais acabem ligadas à futilidade, mas o problema está em nós e não nas coisas. O problema está em basear os seus sentimentos na moda e não a moda nos seus sentimentos.

Agora é a sua vez! Me conta: o que a moda é pra você?!

Beijinhos,
Victoria Ferreira

 

Publicidade