Continua após publicidade

Sete dicas infalíveis de estudo para você arrasar no resto do ano

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 19h51 - Publicado em 24 jun 2016, 17h00

Oi, gente! Aqui é a Isis, baiana e muito estudiosa! (risos) Brincadeiras à parte, hoje vim dar algumas dicas de estudo que eu uso e dão muito certo. Claro que cada um tem sua forma de estudar, mas algumas dicas diferentes do que você está acostumada são sempre legais, não é mesmo? Vale a tentativa! Então, vamos nessa!

1. Ache o seu horário de concentração
Este, sem dúvida, deve ser o primeiro passo para uma rotina de estudos de sucesso. Todo mundo tem o seu horário em que fica mais focado, que não presta muita atenção no que está a sua volta e, principalmente, não está com sono. Essa é a primeira decisão que você deve tomar! Eu consegui descobrir o meu horário fazendo testes e percebi que é entre 15h30 e 18h. Entã,o eu tento aproveitar esse tempo ao máximo para conseguir absorver todos os assuntos que tenho para estudar naquele dia.

estudos-1

2. Estude todos os dias, principalmente o que você tem dificuldade
Dica amiga, hein? Para alcançar aquela nota tão desejada, é essencial você estudar todos os dias. Além de te deixar com mais tempo livre no final de semana, você está sempre atualizada nos assuntos! E para aquela matéria que você tem mais dificuldade, como física ou matemática, ou, assim como eu, geografia, é legal você separar pelo menos 10 minutos por dia para tal matéria, seja para fazer um exercício ou ler algum resumo na internet.

3. Faça os exercícios no dia em que o assunto foi passado
Acho que muita gente já segue essa dica, mas explicando melhor, é o seguinte: no dia em que certo assunto foi dado na sala de aula, se você prestou atenção, sua mente vai estar muito mais fresca, com o assunto ali, na ponta da língua. E aí fica muito mais fácil de fazer os exercícios. Desse jeito, foça reforça ainda mais!

Continua após a publicidade

4. Pense no seu futuro
Gente, essa é uma coisa que eu faço todos os dias quando estou estudando. Quando eu não gosto de alguma matéria e não estou nem um pouco a fim de estudar, fico pensando que eu preciso fazer isso agora e que lá na frente vai valer a pena, que eu ficarei feliz de ver a minha nota alta e minha aprovação na faculdade que eu tanto almejo – justamente por conta do meu estudo e por estar me esforçando agora.

estudos-2

5. Faça paradas de tempo
Isso é um hábito que eu adotei há um tempo. Quando eu sentir a minha mente um pouco cansada, ou então quando eu estiver sentindo que estou mais dispersa, eu paro por uns cinco minutos, vou tomar uma água, comer alguma coisa… Aí depois de relaxar por um tempinho, volto aos estudos. Sugiro que você se concentre durante 30 minutos e vá fazendo pausas de 5 minutos, assim o seu rendimento é muito maior!

6. Limpe sua mente
Vi em um canal no YouTube que para você ficar mais concentrado, é indicado escrever em uma folha qualquer tudo o que você tem que fazer naquele dia, ou até mesmo naquela semana, para assim você não ficar pensando “estou esquecendo de fazer alguma coisa”. Confesso que quando adotei esse método, eu fiquei mais focada nos estudos, porque querendo ou não você sempre se distrai um pouco, então essa é uma das formas de evitar essas distrações desnecessárias.

Continua após a publicidade

estudos-3

7. Tenha um espaço só para estudo
Essa última é MUITO importante: tenha o seu próprio espaço! Estude em uma mesa, nunca na cama! “Mas, Isis, estudar na cama é bom!”. Então, querida amiga, venho te dizer que isso é péssimo, para seus estudos, para sua concentração e para sua coluna, porque quando você está na cama, seu sono fica ali o tempo inteiro, ou você fica curvada para fazer os exercícios, ou, ainda, você deita para ler – o que não é legal. Isso porque você provavelmente vai acabar dormindo. Então separe uma mesinha no seu quarto ou na sala da sua casa, espalhe todos os livros que você precisa usar, coloque um fone no ouvido para abafar o barulho e vamos aos estudos!

É isso, galera! O que resta a vocês agora é colocar em prática depois das férias! Espero que vocês usem essas dicas e possam melhorar suas notas! Comentem aqui em baixo se vocês irão ou não usar, e quais são suas dicas pessoais para alcançar aquele 10 em matemática e física!

Um beijo e até o próximo post,
Isis Cedraz

Continua após a publicidade

 

Publicidade