Continua após publicidade

‘Queria eu não precisar do feminismo! Porque eu preciso.’

Por Da Redação 12 fev 2016, 15h00

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Eu sou a Victoria, do blog Amante de Rímel. Hoje o assunto é sério. Infelizmente, ainda é considerado tabu por algumas pessoas, e gera conflito. Mas sabe o que isso quer dizer? Que por isso mesmo devemos falar sobre feminismo.

fem01

Dia desses, fuçando na internet, me deparei com uma página do Facebook, aparentemente a fan page de uma blogueira, com a seguinte frase: “eu não preciso de feminismo. A única coisa que eu devo para as feministas é um Prestobarba“. Já ouvi isso várias vezes e em todas elas fiquei extremamente triste, mas acho que o conjunto “essa frase + número de seguidores + posts extremamente preconceituosos” me chocou. Não a culpo. Sei muito bem que ela foi criada em uma sociedade patriarcal, em que o feminismo sempre foi xingamento, mas, mesmo assim, ainda me entristece ver mulheres com esse pensamento. Principalmente, sendo preconceituosa de tal maneira. Cometendo o equívoco da generalização.

Nunca ninguém disse a ela que se não fossem as feministas, se ninguém tivesse se rebelado e lutado por nós, ela jamais estaria na internet espalhando sua opinião. Ninguém nunca disse a ela que ter a chance de sofrer um abuso sexual não é normal, que ouvir piadinhas sobre seu corpo não é normal, que ser inferiorizada por simplesmente ser mulher não é normal.

fem02

Continua após a publicidade

Queria eu não precisar do feminismo, porque não precisar do feminismo significaria a ausência de uma sociedade machista. E nada me alegra mais do que isso. Mas a realidade é outra. A realidade é que vivemos em uma sociedade que neutraliza e normaliza o machismo e é exatamente por isso, que EU preciso do feminismo. Eu preciso do feminismo, porque estou cansada de ver as mulheres sendo tratados como objeto. Eu preciso do feminismo, porque acredito que se o corpo é seu as regras são suas. Eu preciso do feminismo, porque odeio sentir medo ao andar na rua, queria eu que assaltos fossem nossa única preocupação, sinto medo de sofrer abuso, psicológico ou físico. Eu preciso do feminismo, porque sou um ser humano como qualquer outro e quero ser tratada como tal.

fem03

Quando se fala para tantas pessoas ouvirem, quando você forma opiniões na internet ou na vida, a informação deveria ser a peça mais importante do seu conteúdo, e não um achismo baseado em preconceitos. Feminismo não se importa se você usa maquiagem ou não, se você se depila ou não, se você usa sutiã ou não, mas ele vai estar lá enquanto a sociedade te coagir a fazer qualquer uma dessas coisas, porque feminismo é sobre liberdade. Feminismo não tem nada a ver com ser de “direita” ou “esquerda”, tem a ver com humanidade.

Beijos,
Victoria Ferreira

Publicidade