Blog da Galera

 blogdagalera

18
05/2015

#PartiuFacul: tudo que você precisa saber sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo

Categorias: Blog da Galera - Por isaotto, em 18/05/2015 às 12:00

E aí, gente! Ellora aqui. o/

Antes de tudo, já adianto meu orgulho, caso você esteja pensando em fazer Arquitetura e Urbanismo na faculdade. Geralmente, o perfil dos estudantes de AU é bem variado, mas sempre com alguns parafusos a menos. Ou nenhum parafuso. Hahahaha! Espero que se identifiquem com o que tenho para dizer e entrem de cabeça nesse universo fantástico, que vai mudar sua mente!

ellora9

Meus materiais e o dia do trote! \o/

Qual é o foco do curso de Arquitetura e Urbanismo?
Embora o nome do curso pareça descritivo, muita gente ainda não sabe exatamente o que esperar. Acho importante apresentar o dinamismo do curso. Na maioria dos casos, associam arquitetura e urbanismo a desenhos, matemática, prédios e decoração. Não que o curso não tenha esses elementos, mas vai muito além disso. Estudamos a complexidade da cidade como um todo, abordando cada detalhe: desde a largura de uma cadeira até um sistema rodoviário. Cada faculdade segue uma prioridade, algumas são técnicas, outras bem voltadas para urbanismo. A minha, Belas Artes, por exemplo, tem até arte envolvida no processo. Mas o foco do curso é sempre o mesmo: projetar. Embora exista muitas áreas para um arquiteto trabalhar, o que se exige de um arquiteto competente são bons projetos. Projetar é organizar e planejar o ambiente de acordo com a estética e conceito do ambiente.

Quais são as matérias que vou estudar?
É aqui que a matemática e os desenhos aparecem! Como estou no primeiro semestre, mal tenho matemática. Mas ainda usamos os números o tempo todo. Medidas são grandes ferramentas para um arquiteto e, ao longo do curso, sua aplicação vai ficando cada vez mais complexa. Mas, relaxa, você vai dar conta! Já com os desenhos, existem dois tipos na minha grade: desenho e expressão, que é uma delícia! Nem parece aula: a gente senta como quiser, põe um som e nos sujamos todos de grafite. Essa aula explora bem a sensibilidade que envolve a arquitetura. Já em Desenho Técnico, representamos formas exatas, cada milímetro deve ter muita atenção.

Essas são as matérias mais comuns, mas, além disso, estudamos muito o comportamento dos materiais, como em Sistemas Estruturais, Técnicas Construtivas e meu favorito: Laboratório de Construção. Aqui a gente põe a mão na massa, literalmente: faz concreto, revestimento, olha só alguns dos trabalhos:

ellora8

ellora5

Como é o cotidiano de um estudante de AU?
Não é à toa que o curso é carinhosamente chamado de “arquitortura”. Hahaha! Toda semana temos várias tarefas para entregar. Temos mania de passar horas na faculdade fora dos horários das aulas. Os trabalhos variam: pode ser desde um relatório de um capítulo do livro até a entrega de um projeto completo. Eu mesma acabei de voltar da rua, estava procurando uma obra para fazer um trabalho. Arquitetura tem dessas. É mole? Hahaha! Por mais louco que pareça, é apaixonante!

Em quais áreas é possível atuar?
Essa é a maior vantagem do curso: você sai com duas profissões (arquiteto e urbanista), que te garante o dobro de oportunidades no mercado de trabalho. Vou mostrar algumas:
• Arquitetura de interiores
• Arquitetura ambiental
• Paisagismo
• Urbanismo
• Restauração de edifícios
• Design de móveis
• Edificação

Um conselho que sempre dou é não entrar no curso por influência dos pais ou idealizando um salário alto. Vá direto ao que você mais se identifica. Garanto que vale muito mais a pena!

ellora6

Minha turma visitando a obra de uma construção. Demais!

ellora7

Também já fizemos estudos de campo na Galeria do Rock, no Parque da Cantareira e na Cinemateca, todos em São Paulo.

Como saber se AU é para você?
Se você for do tipo que viaja sozinho e imagina outras mil e uma possibilidades para uma mesma coisa, já é meio caminho andando! Outras características comuns dos estudantes de AU é o costume de se expressar por ~rabiscos~ desenhos, ser curioso, gostar de planejar e, como disse, ter alguns parafusinhos a menos!

Viram? Arquitetura e Urbanismo é coisa de louco! E, por sorte, nós somos. Espero ter tirado suas dúvidas. Lembrando que sou uma mera bixete e tenho um curso inteiro para cursar, ok? Mas amei cada descoberta até agora. Qualquer dúvida, é só comentar no post.

Ah! Quem quiser acompanhar a tortura de pertinho, tem o meu Instagram e o PUBLICAMENTE, cheios de todas as vertentes artísticas. Espero que gostem!

Paz,

Ellora Haonne

11
05/2015

Escotismo? Tudo que você precisa saber sobre o movimento escoteiro

Categorias: Blog da Galera - Por isaotto, em 11/05/2015 às 15:01

Olá, vocês! Aqui é a Letícia Akemi, do blog Olhos de Nuvens, e hoje trouxe um assunto um pouco diferente: escotismo. Sou escoteira há oito anos, faço parte do grupo Falcão Peregrino e, sabendo que poucas de vocês conhecem o movimento, decidi gravar essa tag (que eu mesma criei!) para mostrar que ser escoteiro é bem mais do que vender biscoitinhos. Sabiam que a Mel e a Carol, da Galera, também são escoteiras? :)

Vem ver!

Pois bem, espero que tenham gostado! E não deixem de comentar o que acharam sobre o assunto. Vou adorar saber!

Hasta la vista,

Letícia Akemi

 

TAGS:

04
05/2015

Faculdade de moda: fazer ou não fazer? Eis a questão…

Categorias: Blog da Galera - Por isaotto, em 04/05/2015 às 12:43

O SPFW acabou. A Gisele Bündchen fez seu último desfile. A Costanza Pascolato estava na primeira fila. E eu achei que este seria o momento exato para falarmos sobre moda. Mais precisamente sobre faculdade de moda. Para você que quer incluir na trilha sonora de sua vida sons de máquinas de costura e de disparos de flashes, seja muito bem-vinda! Neste post, juntei cada retalho para formar um guia inicial para você que pensa em prestar vestibular para esse curso, assim como eu. Simbora? :)

f

1. FIO A FIO
O lance da escolha do curso é uma das partes mais difíceis. Por ser uma carreira em que achar um trabalho fixo é difícil, muitos pais acabam não incentivando a escolha da filha. Se é o seu caso, não tem por que se desesperar. Lembre-se de que seus pais só querem o seu melhor e, talvez, para eles, seguir essa profissão seja arriscado. Com a Isis Santos, 14, a história é parecida. Ela sempre sonhou em ser modelo e sempre foi muito antenada no mundo da moda. Essa paixão foi crescendo e el não teve dúvidas: quer estudar moda. A Isis não tem certeza se vai ser a primeira faculdade, já que os pais tem uma insegurança muito grande com relação ao curso, mas, no que depender dela, vai rolar.
- DICA: Vá devagar ao falar com os seus pais, pesquise bastante e tenha informações concretas sobre o assunto. Leve alguns exemplos reais, como de blogueiras que cursaram moda, e procure experiências para relatar. Se você ainda for nova, vale à pena investir em um curso, como, por exemplo, o de Corte e Costura, para ver se é realmente isso que você quer e se todo o esforço vai valer a pena. Hoje, todas as carreiras são concorridas e é preciso ser um profissional de destaque seja qual for a sua área. Trabalhe com amor e afinco e tudo dará certo!

2. ALINHAVANDO
“É isso que eu quero, meus pais já aprovaram, mas não sei em qual faculdade fazer”. Respira, porque apesar de ser um curso relativamente novo, várias faculdade já o oferecem. Em São Paulo, é possível cursar moda na USP, Santa Marcelina, Belas Artes e FAAP, por exemplo. São algumas das universidades e faculdades mais disputadas. Procure muitas informações sobre todas e veja qual se parece mais com você. Assim, a chance de você se arrepender é menor. Aproveite também para conferir a grade curricular do curso antes de se inscrever no vestibular, a carga horário e os gastos que você terá com as mensalidades. Com planejamento, tudo dará certo. Lembre-se de que é possível estagiar logo nos primeiros anos (o curso dura, geralmente, quatro anos). Ou seja, você pode entrar em uma faculdade particular e ajudar os pais a pagar as mensalidades todo mês.
- DICA: Nos sites das faculdades, sempre aparecem as grades curriculares. O legal disso é que você já consegue saber o que vai aprender. Elas modam de instituição para instituição, mas, apesar de os conceitos básicos serem bem parecidos, cada faculdade têm o seu diferencial. Preste atenção nele e facilite a sua escolha!

blanda_interna

3. ENTREI. E AGORA, JOSÉ?
Aprovada no vestibular… Sonho se tornando realidade… Como é que eu lido com tudo isso? Para a Betina Correa, 17, o começo do curso foi assustador. Novas realidades, novas experiências, mas, em frente a tudo isso, ela confiou na escolha e foi. Por conta da possível reação negativa dos pais, pensou em até fazer cursos mais difíceis, como medicina e economia, mas resolveu seguir seu sonho, e está adorando. A Betina está cursando Moda na FAAP e está curtindo tudo: “estou amando os professores, principalmente. Sinto que estou em boas mãos! Eles são bem qualificados, o que faz toda a diferença”.

4. ALÔ, OPORTUNIDADES!
A profissão tem um campo enooooorme de possibilidades, o que é um ponto muito positivo, já que você pode se encontrar em várias áreas. Para a editora de moda da Capricho, Aline Fava, as experiências com o estágio influenciaram muito na escolha de em que parte gostava mais de trabalhar, e foi no styling que a Lili se achou. A editora de estilo cuida das produções dos editoriais de moda da Revista CAPRICHO. Ela aprova o casting dos modelos, acompanha as sessões de fotos, trabalha para as imagens ficarem perfeitas, edita todo o conteúdo na revista e faz a gente ficar morrendo de vontade de ter todos aqueles looks que aparecem nas páginas e trabalhar com moda.
DICA: Na sua vez, concilie o trabalho com a faculdade de modo que você consiga aproveitar tudo que o tal estágio tem a te oferecer.

Quer um empurrãozinho final? Fica a dica: não é só porque você gosta de comprar roupas e montar looks que vai curtir fazer a facul de moda. Nessa área, se dá melhor quem é curioso, está sempre a fim de estudar e se atualizar, e gosta de ler livros e revistas. É legal também estar bem antenada aos desfiles, e ter a mente aberta a novas opiniões e tendências. Não é preciso ser um gênio do desenho, mas a facilidade com os traços pode te ajudar bastante nas aulas práticas.

Tem mais alguma dúvida? Me manda pelo Facebook, menina! É Déborah Hoffmann. Só dar um alõ, que resolvemos, viu? E se quiser saber mais sobre mim, tô no Instagram também: @heydebbyy

Até mais,

Déborah Hoffmann

TAGS:

30
04/2015

Vlog da Mel: realizei o sonho de ver meu ídolo, o Ed Sheeran, tocar ao vivo!

Categorias: Blog da Galera - Por isaotto, em 30/04/2015 às 11:34

Oi, meninas! Tudo bom?

O post de hoje é muito especial para mim. Vou contar sobre o meu primeiro show do Ed Sheeran! Eu sou muito, muito fã mesmo desse ruivinho. Ele é o meu ídolo. Todo mundo sabe que a carreira musical não é nada fácil e o Ed passou por muitos desafios e por muitas situações que, tranquilamente, fariam qualquer outra pessoa desistir no meio do caminho. Mas não ele. Ele continuou e, hoje, está recebendo todo o reconhecimento que merece. Eu o acompanho desde 2012 e, vou confessar, que fiquei escutando as mesmas musicas por muito tempo até ele lançar o álbum Multiply. Vê-lo ao vivo foi um verdadeiro sonho!

ed_sheeran

Quando soube que ele viria para o Brasil, PIREI. E para conseguir o ingresso da pista premium foi um SUFOCO! Chorei, porque tinha achado que todos os ingressos tinham se esgotado, mas depois pulei de tanta alegria ao conseguir finalizar a compra. E então eis que o dia mais esperado da minha vida chegou e foi apenas SENSACIONAL! Eu sei que nem todos os fãs conseguiram ver o Ed de pertinho ou, até mesmo, assistir a apresentação. Por isso, gravei um vídeo com algumas partes do show (os dois de São Paulo foram bem parecidos. O Ed só não cantou All Of The Stars no segundo dia =/). Inclusive, consegui falar com o cantor que abriu o show, o Antônio Lullic, britânico e amigo do Ed, e ele me contou da época em que ele cantava em barzinhos com o Sheeran, há 6 anos. Foi incrível!

O diferencial do show do Ed  é que é só ele, o violão e dois microfones. Ele grava toda a base da música na hora, mas parece que tem uma banda toda junto com ele. É de ficar de queixo caído! O pessoal ficou superimpressionado com o músico usando o loop pedal, para ritmar a música na hora. Sem falar de como ele interage com os fãs, pedindo pra a gente cantar junto com ele e ajudá-lo a fazer a harmonia ao vivo.

As minhas partes preferidas foram Bloodstream, Give me Love, Photograph e All of the Stars. Foi um MAR de lágrimas! Hahahaha! Também curti muito  You Need Me , I Dont Need You e Drunk. Mas vamos ao vídeo, né? (PS: desculpe qualquer tremedeira. Eu estava tão empolgada que, em algumas músicas, até me esqueci de que estava filmando. Hahaha)

E, aí? Aposto que até você que não era tão fã assim do Ed ficou impressionada, não? Vocês já querem que ele volte logo para o Brasil? Eu já quero MUITO, MUITO!!! Eu admiro muito o Ed Sheeran. Ele tem talento de sobra. Espero que ele continue fazendo música pra sempre! <3

Beijos,

Mel Tsuzuki

27
04/2015

Assista ao meu cover de Thinking Out Loud, do Ed Sheeran (por Stephanie Gonzaga)

Categorias: Blog da Galera - Por isaotto, em 27/04/2015 às 12:57

Sim, ele está chegando!!! Nessa terça, dia 28, rola o primeiro show do Ed Sheeran no Brasil, em São Paulo. Depois de mais um repeteco, no dia 29, o músico embarca para o Rio de Janeiro, onde se apresenta no dia 30. Queria muito conferir esse show? Queria. Vou? Não, por motivos de: moro em Belo Horizonte. Mas tenho certeza que vai ser lindo!!! E, se você for, aproveite por mim!

Pra aquecer, resolvi gravar um cover de uma das minhas músicas favoritas do cantor, Thinking Out Loud, depois de receber alguns pedidos de meninas que me viram cantando Demi Lovato na websérie Encontrinhos da Galera CAPRICHO. Quer relembrar? Então, clica aqui!

interna_ed_ste

Espero que vocês curtam o cover! Depois, comentem o que vocês acharam e sugiram outras músicas que vocês gostariam de ouvir? Vou ficar muito feliz! \o/

Beijos,

Ste Gonzaga

Página 1 de 7812345...102030...»

Galera Capricho 2014/15

Ana Lídia Lopes Caroline Fujiwara Déborah Feldberg Gabriella Medeiros Isabella Medeiros Ellora Haonne Isabela Rocco Júlia Fraiz Letícia Akemi Luísa Procópio Mariana Caon Melissa Tsuzuki Pâmela Drudi Rubia Berti Stephanie Gonzaga Thais Gazarra
Ana Lídia Lopes
@analidialopess
15 anos, Unaí
Caroline Fujiwara
@cahfujiwara
15 anos, São Paulo
Déborah Feldberg
@heydebbyy
13 anos, São João da Boa Vista
Gabriella Medeiros
@gabigibby
16 anos, São Paulo
Isabella Medeiros
@isa_ho
16 anos, São Paulo
Ellora Haonne
@ellorahaonne
17 anos, Monguaguá
Isabela Rocco
@isabelaccr
13 anos, Niterói
Júlia Fraiz
@jjjjubx
16 anos, São Paulo
Letícia Akemi
@leticiakm
16 anos, São Paulo
Luísa Procópio
@luisaprocopio
16 anos, Goiânia
Mariana Caon
@marianacaon
16 anos, Salvador
Melissa Tsuzuki
@melissatsuzuki
16 anos, São Paulo
Pâmela Drudi
@_pameladrudi
17 anos, Vinhedo
Rubia Berti
@rubia_berti
17 anos, Porto Alegre
Stephanie Gonzaga
@stephgonzaga
16 anos, Belo Horizonte
Thais Gazarra
@thaisgazarra
15 anos, São Paulo
Siga CAPRICHO no Instagram Siga CAPRICHO no Tumblr Siga CAPRICHO no Pinterest Siga CAPRICHO no YouTube Siga CAPRICHO no Flickr RSS
blogdagalera