Continua após publicidade

Não dance na escolha do DJ! Conheça 5 erros comuns cometidos pelas debutantes

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 12h55 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44
Foto: We Heart It
Foto: We Heart It

O sonho de toda debutante é ver a pista de dança de sua festa bombando a noite toda. Afinal, a balada é a parte mais esperada pelos convidados e merece atenção mais do que especial da aniversariante. Para te ajudar a organizar a sua festa, conversamos com o DJ Rafa Chiarelli. Expert em festas badaladas, ele contou os 5 erros mais cometidos pelas meninas na preparação da balada.

1 – Não definir o perfil dos convidados para montar o setlist
Segundo o Rafa, o primeiro passo para acertar na escolha do DJ é definir bem o perfil dos convidados (pelo menos da maioria). “Como se trata de uma festa que reúne familiares e amigos com faixas etárias variadas, minha dica é que a debutante priorize as preferidas de sua galera, porém, não faça restrições de ritmos. Desta forma, o DJ terá muitas ‘cartas na manga’ para manter a pista bombando durante toda a balada, sentindo o estilo dos convidados.”

2 – Não investir na iluminação
Acredite: a iluminação da festa é tão importante quanto a seleção musical e, por isso, não pode ser tratada como item sem importância na hora de definir os gastos com a festa.

A iluminação cênica tem papel de destaque na decoração do ambiente, pois o deixa mais agradável e aconchegante para os convidados. Já a área da pista de dança pode receber iluminação digital, pisos e painéis de led, sistemas de lasers… Tudo o que você quiser para deixar a balada moderna e sofisticada!

Continua após a publicidade

A debutante, no entanto, deve pensar bem em cada elemento usado e não sair contratando tudo o que for sugerido pelo profissional. O ideal é estudar o espaço reservado para a pista e planejar a melhor forma de criar um clima legal para que os convidados possam curtir e dançar (tudo dentro do seu orçamento, é claro).

Foto: We Heart It
Foto: We Heart It

3 – Não marcar reuniões com o DJ
O sucesso da festa depende muito do entrosamento do DJ com a aniversariante. Por isso, é fun-da-men-tal passar para o profissional quais são as expectativas para o grande dia. “As reuniões com o DJ são importantíssimas para que a festa seja um sucesso. Nelas o cliente cria um roteiro personalizado para o evento, informando diretamente ao DJ seus gostos musicais, o perfil dos convidados e tudo que idealiza para o momento”.

4 – Tratar o DJ como gasto secundário
A comida, a decoração e os looks da aniversariante podem estar incríveis, mas se a balada for ruim… A festa não será inesquecível para os convidados. “Para mim, o maior erro cometido na preparação da festa é durante a priorização dos gastos. Os pais ou responsáveis normalmente estipulam valores para os serviços, o que é perfeitamente normal. Porém, no momento de realizar o investimento com as contratações, o DJ fica em segundo plano.

Continua após a publicidade

A debutante deve pensar o que é mais importante no seu evento. Se a prioridade for a balada, o investimento principal tem que ser direcionado para isso”, explicou Rafa. Isso não significa que você deve gastar uma fortuna que não tem com a pista de dança, mas, sim, que deve estar disposta a comprometer uma boa fatia do seu orçamento com a balada.

Foto: Capricho / DEDOC
Foto: Capricho / DEDOC

5 – Não manter a mente aberta para mudanças
Você pode idealizar toda a sua festa, mas deve estar disposta a ouvir sugestões do profissional sobre a iluminação e sobre o setlist. “Tem clientes que dizem: ‘A festa é minha, vou tocar o que eu quiser. Não importa o que os outros pensam”. Esse é um erro comum, pois a balada não se faz com uma única pessoa. A festa inteira precisa estar se divertindo. Quando o cliente engessa o trabalho do profissional, ditando todas as músicas para o evento, o DJ tem que ‘rezar’ pra dar certo, pois não tem mais nada a fazer”, disse Rafa.

Publicidade