Continua após publicidade

Veja nossas dicas para criar a identidade visual da sua festa

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 15h12 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Só quem já organizou – ou está organizando – uma festa sabe como é difícil definir os detalhes da decoração, fazendo tudo combinar para criar um visual harmônico. E é aí que surge a necessidade de traçar o projeto de identidade visual. Nele, você vai definir o estilo de comemoração e as cores da decoração.

1. Escolha um tema

Foto: We Heart It
Foto: We Heart It

O primeiro passo é pensar no tema e, a partir dele, começar a planejar todos os detalhes de papelaria e decoração. “O tema pode ser uma cidade, uma cor, um filme, um sentimento… Qualquer coisa que represente a personalidade da debutante. E quanto mais criativo, melhor!”, explica Jane Albuquerque, decoradora de festas.

Aqui no blog, já mostramos muitas festas com temas diferentes. Teve festa indiana, inspirada na história da Branca de Neve e o Caçador, festa em clima de anos 80micareta, jardim encantadofábrica de chocolates e até festa em homenagem ao romantismo de Paris.

Relembre aqui todas as festas que já foram publicadas no blog e inspire-se!

Continua após a publicidade

2. Determine o modelo de festa que você quer fazer

Foto: We Heart It
Foto: We Heart It

Se você escolheu o verão como tema, por exemplo, pode planejar uma comemoração ao ar livre, bem alegre e cheia de cores. “O tema da festa automaticamente direciona a aniversariante para as escolhas seguintes. Temas urbanos ficam melhores em salões fechados. Já os temas campestres podem ser melhor aproveitados em sítios ou salões com muita área verde”, aconselha Jane.

Local escolhido, é hora de resolver exatamente como sua festa tem que ser. Elegante, divertida, exótica? “Esse é o momento de contratar a empresa responsável pela decoração e, logo nas primeiras reuniões, explicar direitinho o que você sonha para a comemoração. Não tenha medo de levar referências, fotos de festas que viu na internet e até amostras de tecido que quer usar. Quanto mais material você apresentar, melhor”, explica a decoradora.


3. Defina as cores que serão usadas na paleta da decoração

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Toda festa tem uma paleta de cores e é ela que define a identidade visual, desde o convite até os pequenos detalhes da decoração. Ela pode ser monocromática, mesclando tons diferentes de uma única cor ou pode ser composta de mais cores. “Neste caso, o ideal é escolher uma cor principal e outras duas ou três secundárias, que serão utilizadas em detalhes menores”, explicou Jane Albuquerque.

A especialista ressaltou ainda que, para quem está organizando a festa por conta própria, existem aplicativos que podem te ajudar. Para Android, o app que ela recomenda é o SwatchMatic. Para iPhone ou iPad, a indicação é o Adobe Kuler. Ambos funcionam do mesmo jeito: você mira o celular para uma cor e ele te mostra as combinações ideais para aquele tom. É sensacional!

Contem pra gente quais são as cores que vão predominar na decoração da sua festa!

Publicidade