CAPRICHO

Postado por Carolina Castro em 23-06-2015 às 11:59

Nem toda família é como aquelas de ~comercial de margarina~. Na verdade, poucas são. E uma das grandes dúvidas na hora de organizar uma festa de 15 anos é como envolver pais separados. É o seu caso? A CH vai te ajudar a evitar qualquer climão!

A primeira coisa que a aniversariante deve ter em mente é que, mesmo que o relacionamento dos pais não tenha dado certo, isso não muda a relação que eles têm com a filha. Não existe ex-filho.

pais-separados-festa-15-anos

Filha de pais separados, a Sophia Freitas, de Santa Vitória (MG), envolveu toda a família na organização do seu aniversário. E a comemoração estava tão cheia de amor que não teve espaço para saia justa. Reveja aqui.

Segundo Márcia Possik, diretora da Marriages – Organização de Casamentos e Comemorações Especiais, é importante saber que os pais são protagonistas deste capítulo especial na vida de toda adolescente. Então, é natural que sejam homenageados com um lugar de destaque. Tradicionalmente, são os pais que convidam para a festa de debutante da filha. Até mesmo quando um dos pais já morreu é importante acrescentar o nome com a referência “In Memoriam” no convite. “O que não se deve fazer é deixar de colocar o nome de um deles, pois isso chama mais a atenção do que o próprio convite. Imagine colocar o nome do pai no convite e não o da mãe? Fica muito chato”, aconselha.

convite-15-anos-festa

Já o nome do padrasto ou da madrasta não precisa ser colocado no convite. “Independentemente dos novos relacionamentos, deve-se levar em conta que a filha continua tendo seus pais. Não é porque os pais brigaram ou se separaram que vão colocar essas desavenças em público, bem no dia da festa da filha”, explica Márcia.

Resolvida a questão do convite, é hora de falar sobre a participação dos pais na festa. Para evitar qualquer tipo de constrangimento, é essencial conversar antes com os pais e estabelecer o papel de cada um no dia do evento. “Todo diálogo com os pais, e, no caso, padrasto, madrasta e outros membros da família é muito bem-vindo. O bom senso e a compreensão de todos deve ser a chave para se encontrar a melhor solução para cada situação. A recomendação é que todas as diferenças sejam deixadas de lado, afinal, são apenas algumas horas de festa. Um tempo curto, mas de grande significado na vida da filha”, diz Márcia.

Se o pai não puder ir no dia da festa, ele pode ser substituído como acompanhante da debutante. Ela pode ser conduzida por um irmão, um tio, pelo padrinho de batismo ou até mesmo pela mãe. “O ideal é que a debutante entre sempre acompanhada no salão. É um dos momentos mais tensos da cerimônia e a pessoa que participa da entrada ajuda a dar segurança”, explica.

A valsa pode ser o momento ideal para homenagear outras pessoas importantes na vida da aniversariante. O padrasto pode ser convidado para dançar logo após os pais e avós, por exemplo. Já a madrasta pode ser envolvida na organização de alguns detalhes da festa – se ela quiser, é claro. O importante é deixar claro para todos os membros da família que eles são especiais e que você quer que todos façam parte desse grande dia.

Postado por Carolina Castro em 19-06-2015 às 15:22

festa-princesa-15-anos-7

Enquanto muitas debutantes preferem decorar suas festas com referências mais modernas e que retratem uma personalidade ousada, a maioria das meninas ainda sonha com um aniversário de princesa, com muitos elementos românticos e delicados.

Isso não significa, no entanto, que a festa com inspiração clássica precise ser igual a todas as outras. Alguns detalhes fazem toda a diferença e ajudam a transformar o ambiente no cenário de um verdadeiro conto de fadas.

festa-princesa-15-anos-1

Doces e comidinhas: invista em docinhos fofos decorados. Eles atraem o olhar dos convidados e ajudam a compor a decoração da mesa do bolo. As guloseimas podem ser decoradas com a inicial ou com o brasão da debutante. Podem também ter formatos diferentes, como flores, coroas e borboletas.

festa-princesa-15-anos-8

festa-princesa-15-anos-4

Para as mesas dos convidados, crie um ambiente confortável e acolhedor, sem abrir mão do romantismo. Grandes arranjos de flores nobres são ideais para a decoração deste estilo de festa. Castiçais também são grandes aliados da identidade visual.

festa-princesa-15-anos-6

Como a beleza está nos detalhes, espalhe elementos delicados pelos ambientes, como minibuquês de flores, velas suspensas e cordões de luz. E capriche na iluminação dos ambientes!

festa-princesa-15-anos-3

Júlia Frozza, de Pinhalzinho (SC), escolheu uma frase como tema de sua festa: “Não haverá borboletas, se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”. Ela apostou em uma decoração muito romântica para passar aos convidados esse clima encantado. O que mais chamou a atenção, no entanto, foi a entrada triunfal da debutante no salão. Veja aqui os detalhes da festa.

Em uma festa de princesa, a entrada da aniversariante precisa ser impactante, para surpreender a todos. Vale usar máquina de fumaça, show performático ou o que mais passar pela sua cabeça!

festa-princesa-15-anos-2

As princesas modernas podem abrir mão da carruagem e chegar na festa a bordo de um carrão. Foi essa a escolha da Brendha Kupczyk da Cruz, de Curitiba (PR). Olha só como a entrada da aniversariante foi incrível!

festa-princesa-15-anos-5

E como não pode faltar momento de muita emoção em uma verdadeira festa de princesa, por que não inserir seu príncipe encantado no cerimonial? Durante a valsa, a Júlia Souza protagonizou momentos lindos ao lado do namorado. Relembre a festa aqui.

Postado por Carolina Castro em 01-05-2015 às 11:00

Os ensaios pré-festa deixaram de ser um diferencial e já fazem parte do cronograma das debutantes. Fugindo das versões tradicionais, as garotas cearenses estão apostando em sessões temáticas, que combinem com a identidade visual escolhida para o aniversário.

“A nova tendência para festas de 15 anos são os ensaios fotográficos temáticos. Eles buscam em cada debutante a sua essência, seus traços de personalidade, seja você uma delicada princesa ou uma personagem forte que busca seus objetivos e sonhos”, contou Eurídice Cavalcante, da Liven Eventos.

Contratar bons serviços é essencial para que o ensaio saia como você sonhou. A maioria dos profissionais já inclui no pacote os custos de make, figurino e acessórios, mas é importante confirmar todos os detalhes antes de fechar contrato. O ensaio é só um complemento e nunca deve comprometer o orçamento do evento.

Confira algumas ideias diferentes e inspire-se!

ensaio-fotografico-tematico-15-anos-1

A Carol Brasil, por exemplo, é uma menina tímida e romântica, daquelas que chama a atenção sem precisar dizer uma palavra. Ela se inspirou nas camponesas portuguesas e organizou um ensaio pré-festa bem clássico.

ensaio-fotografico-tematico-15-anos-3

A Melina Vasconcelos é uma menina com espírito aventureiro, mas que não abre mão de seu lado feminino. Como pratica arco e flecha, decidiu se inspirar na história de Branca de Neve e o Caçador para compor um ensaio cheio de personalidade.

ensaio-fotografico-tematico-15-anos-2

Thaine Rocha sempre foi a joia preciosa da família e, nos seus 15 anos, optou por um dia de princesa com tudo o que tinha direto. O ensaio pré-festa contou com vestido de baile, sapatinho de cristal e até príncipe.

ensaio-fotografico-tematico-15-anos-4

Já a Vanessa Rocha preferiu se inspirar na magia das festas indianas. Na produção, a aniversariante abusou das pinturas corporais, adereços e trajes típicos. Ficou uma verdadeira indiana!

As fotos são das equipes da Magnum Fotografias e Alex Campelo Fotografia. Lindas, né?

Que tema vocês escolheriam para um ensaio pré-festa?

Postado por Carolina Castro em 28-04-2015 às 12:30

Foto: We Heart It

Foto: Pinterest

Quem disse que festa de 15 anos tem sempre que ter decoração rosa ou lilás? As debutantes que querem fugir dos tons tradicionais podem investir na combinação mais clássica de todas: preto e branco. Por dar um ar sofisticado e retrô aos ambientes, esse mix de cores é perfeito para quem quer uma identidade visual bem romântica para a festa.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

O segredo para compor um visual P&B bonito é pensar bem no destaque que cada cor terá nos ambientes. Tome cuidado para não deixar os espaços escuros demais, ok? O truque é deixar o preto apenas para os detalhes, pois pequenos objetos tendem a se destacar de uma forma linda em uma decoração branca.

Mescle móveis claros com escuros e aposte em detalhes impactantes, que atraiam a atenção dos convidados. Quer um exemplo? Que tal usar taças e sousplats pretos em uma mesa toda branca?

Nos locais próximos à pista de dança, prefira usar móveis claros, pois as luzes refletem melhor.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

O bolo também pode entrar no clima. Existem inúmeras opções de decoração que usam apenas preto e branco. Dica: os detalhes rendados são os que estão bombando nas confeitarias mais legais do país.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Para não ficar no jogo básico de cores, invista em estampas diferentes. Vale usar póa, listras, zebra, flores… Desde que seja preto e branco!

O que vocês acham de decoração P&B para festas de 15 anos?

Postado por Carolina Castro em 21-04-2015 às 11:00

Planejar uma festa de 15 anos não é uma tarefa nada fácil e exige muita disposição e tempo livre para garantir que tudo saia como a debutante sonhou. Por isso, muitas famílias recorrem a assessorias de eventos.

O papel das assessoras é indicar fornecedores, organizar a agenda do evento, estabelecer os prazos e fiscalizar o trabalho de cada contratado para que nada saia diferente do planejado. No dia da festa, elas ainda têm um papel essencial: ajudar a aniversariante até o fim da noite.

O custo de contratar uma assessoria de eventos está cada vez mais acessível, mas ainda não cabe no bolso de todo mundo, né? Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, os pacotes custam a partir de R$ 1.500, podendo chegar a R$ 4.000, dependendo do tipo de consultoria contratada.

Foto: We Heart It

Foto: We Heart It

Para quem vai organizar tudo por conta própria, cinco dicas tornam essa tarefa menos exaustiva.

1. Tenha foco
Sente-se com sua família e discuta que tipo de evento vocês estão planejando. Vai ser uma festa informal, uma balada, festa à fantasia ou um baile de gala tradicional? Vai ter jantar, finger food ou coquetel? Pense no evento como um todo e defina cada detalhe. Isso é importante, porque evita que você se perca durante a organização.

2. Planejamento é essencial
Monte um cronograma para contratar os fornecedores e respeite os prazos. Veja aqui quais são os limites para fechar cada serviço. Ao assinar os contratos com antecedência, você garante que os profissionais escolhidos tenham a data da sua festa disponível e ainda tem mais sucesso ao barganhar descontos.

3. Um olho nas referências e outro no orçamento
A internet está cheia de ideias incríveis e é fundamental pesquisar bastante e reunir referências para montar um evento único, que tenha a sua cara. No entanto, o maior erro das debutantes é se perder entre tantas ideias legais e acabar estourando o orçamento inicial. Priorize os serviços essenciais, como buffet, decoração, foto, filmagem e DJ. Eles devem receber uma fatia maior do orçamento. Depois de contratá-los, aí sim é hora de fechar outros serviços, como animadores, lembrancinhas e convites.

4. Peça ajuda
É impossível organizar uma festa sozinha. Por isso, não tenha medo de pedir ajuda. A parte mais legal de fazer tudo por conta própria é contar com o auxílio da família e dos amigos. Reúna suas tias para embalar lembrancinhas ou peça para a sua melhor amiga te ajudar com os docinhos da grande noite. Chame todos para colocar a mão na massa!

5. Relaxe!
Não deixe que a correria da organização te desvie do foco da festa: divertir-se! Eleja algumas pessoas de confiança responsáveis por supervisionar tudo no dia da festa, assim você consegue relaxar e aproveitar a noite.

Bora se jogar?

Página 1 de 1412345...10...Última »
  • convite-15-anos-6
  • _DSC1369
  • lucy-hollo-12
  • penteados-filmes-15-anos-7
  • 10
  • tiara-debutante-15-anos-la-spiniella-4
  • elie-4
  • 05
  • flores-suspensas2
  • alexis-mabille-2
  • anna-flash
  • convite
  • brigadeiro2
  • destacada
  • 14
  • Bolo de 15 anos
  • fofo
  • um ombro só longos
  • mila cabelo
  • presilhas-Cynthia-Rowley
  • sapatos-coloridos-famosas
  • acha
  • vesti1
  • bolsa-de-laco-acessorize-2-68954603-r-145
  • 60345578
  • 929937891
  • Data da foto: 09/2009 Ketilyn Wunderlich, leitora, no editorial
< Anterior Próximo >

A sua festa foi incrível e você quer dividir com a CAPRICHO? Mande fotos e vídeos do seu dia inesquecível! A gente quer muito saber de tudo!

* Campos obrigatórios

Nome completo:*

Idade:*

Cidade:*

E-mail:*

Conte um pouquinho da sua festa:*

Porque este dia foi inesquecivel:*


Mande as suas fotos:





Mande o seu link do youtube (Opcional):

Enviar