Continua após publicidade

Cronograma da festa: Saiba como organizar o tempo do cerimonial à balada

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 11h59 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44
Foto: Dedoc / Capricho

A organização de uma festa vai bem além de simplesmente escolher os fornecedores certos. Ainda mais quando se trata de uma festa de 15 anos, que envolve um cerimonial complexo e cheio de detalhes. Para te ajudar, pedimos algumas dicas para a cerimonialista Vera Sartori.

Segundo ela, o primeiro passo é montar o cronograma da festa, levando em consideração o tipo de comemoração que a debutante quer ter. Controlar os horários de cada fase do cerimonial não é tarefa fácil, então vale a pena contratar uma assessoria especializada para ajudar a organizar tudo. Assim, sua família pode curtir tudo com tranquilidade.

As debutantes com o orçamento mais enxuto devem deixar essa tarefa nas mãos de algum profissional do próprio buffet ou mesmo com alguém da família. Essa pessoa ficará responsável por coordenar a valsa, as homenagens, o início da balada… Pense com cuidado e escolha alguém responsável e de confiança.

Para montar o cronograma da festa, calcule o tempo que será utilizado em cada etapa – a dança, as homenagens e os parabéns devem ter sua duração cronometrada. Isso é importante porque a pista de dança tem que ser aberta para os convidados por volta da meia-noite.

Continua após a publicidade
Foto: Dedoc / Capricho

A Vera disse ainda que é importante reservar mais ou menos 1h30 para o jantar – se houver – e que os horários pré-definidos não podem ser ultrapassados. “Imprevistos acontecem, mas devemos sempre tentar estabelecer uma meta. Por isso, é importante conversar com todos os fornecedores antes da data do evento e checar o cronograma da festa principalmente com a equipe do buffet e da banda / DJ. Isso evita atrasos e deixa a festa mais organizada e dinâmica.”

Normalmente, a debutante recebe os convidados na festa e deixa o salão por volta das 22h para fazer a troca do vestido. A entrada triunfal da aniversariante marca o início do cerimonial. “Algumas debutantes preferem encontrar o pai na pista, outras preferem entrar no salão na companhia do pai. Em ambos os casos, a valsa deve ter início logo na entrada da aniversariante na festa”, explicou Vera.

Após a valsa começam as homenagens. Para evitar surpresas, avise suas amigas que haverá uma pessoa responsável pelo cronograma da festa. Com delicadeza, deixe claro que o cerimonial será cronometrado e que as homenagens não podem ultrapassar 10min. Por mais que sejam superemocionantes, discursos longos podem acabar com o clima da festa e deixá-la chata e cansativa.

Continua após a publicidade
Foto: Dedoc / Capricho

O corte do bolo e a canção dos parabéns devem ser iniciados após todo o cerimonial e duram apenas alguns minutos. “Costumo dar inicio aos parabéns na sequência de todos os protocolos, depois do coquetel ou próximo da meia-noite. Assim, abrimos a pista de dança logo em seguida”, explicou Vera.

Se estiver planejando muitas homenagens ou uma dança especial, por exemplo, não se esqueça de começar ainda mais cedo o cerimonial, para não comprometer a duração da festa. A parte da balada é a mais esperada pelos convidados e deve ganhar destaque especial na programação.

Publicidade