Beleza

20
04/2010

Top 5: Tranças

Por Por Andressa Fernandes às 15:59

1: Trança-tiara


De inspiração medieval, ela pode ir do estilo romântico (usada com coque) ao moderno (em uma versão “bagunçada” como esta da Mary-Kate Olsen). Também fica muito bem como uma opção diferente para ocasiões mais formais, como fez a Jessica Alba.

Como fazer:
- Separe uma mecha larga do cabelo perto da orelha. Comece a trançar a uns 5 dedos da raiz e prenda com elástico bem fino.
- Faça o mesmo do outro lado.
- Encontre as pontas das duas tranças na parte de cima da cabeça, formando uma tiara, e esconda as pontas com grampos.

Dica:
- Você pode prender o comprimento em um coque baixo, mais romântico, ou deixar os fios soltos para um visual mais descontraído.

2: Espinha (ou rabo) de peixe


Ela aparece como uma opção sofisticada para ocasiões mais formais (e pode dar um up em produções básicas do dia-a-dia). Usada com a franja solta, como optaram Diana Agron e Leona Lewis, ela ganha um ar mais moderno.

Como fazer:
- Penteie todos os fios para trás.
- Divida o cabelo em duas partes. Separe uma mecha fina de cabelo da mecha da esquerda. Junte a mecha fininha à parte grossa da direita.
- Faça o movimento contrário: separe uma mecha fininha da mecha grossa da direita e cruze, juntando com o outro lado.
- Vá alternando esses movimentos até trançar todo o cabelo.
- Prenda a ponta com um elástico.

Dica:
- É mais fácil fazer começando com um rabo-de-cavalo baixo. Divida-o em duas partes e siga o passo-a-passo.

3: Tranças laterais


Com jeitinho hippie, elas garantem um look mega estiloso! Miley Cyrus apostou na versão fininha, enquanto Nicole Richie preferiu variar com as laterais duplas e um coque baixo (de improviso mesmo, preso com elástico de cabelo)

Como fazer:
- Separe duas mechas de dois dedos de largura perto da risca do cabelo. Faça uma trança fina de cada lado, sem apertar muito.
- Prenda a ponta das tranças atrás, usando um elástico fino. Se achar necessário, reforce com alguns grampinhos para segurar.

Dicas:
- Para fazer a versão dupla, separe duas mechas de cada lado da cabeça (sendo a primeira a partir de uns 4 dedos da raiz). Siga o passo-a-passo acima.
- Você pode variar na espessura para conseguir efeitos diferentes: as mais fininhas são mais hippies, enquanto as grossas têm uma cara mais romântica.

4: Trança lateral frouxa


Super fácil de fazer, ela pode resolver aqueles “bad hair days” em 1 minuto! O penteado com os fios meio frouxos, como optaram Selena Gomez e Audrina Patridge, é o jeito mais moderno de usar.

Como fazer:
- Separe duas mechas largas de cabelo na frente da cabeça (como se fosse uma franja)
- Trance o resto do cabelo, puxando para a lateral. Deixe os fios meio frouxos e não se preocupe em fazer uma trança “apertada”.
- Prenda com um elástico da cor do seu cabelo

Dicas:
- Vale esconder o elástico com uma mecha do cabelo, como fez a Audrina Patridge.
- Use um pouco de pomada para modelar os fios que ficaram soltos para um look mais descontraído, ou, se preferir, seque essa mecha com uma escova larga, virando para fora, para um visual mais clássico.

5: Coque trança

Aparece na versão comportadinha, com os fios retinhos (como o da Sarah Jessica Parker), ou moderninha, seguindo a moda do coque bagunçado, como usou a Kristen Bell.

Como fazer:
- Puxe todo o cabelo para trás, esticando bem os fios. Abaixe todos os fios arrepiados com um pente fino e spray.
- Use um elástico para prender um rabo-de-cavalo bem alto.
- Trance todo o rabo-de-cavalo (se seu cabelo for muito comprido, peça ajuda a alguém). Prenda a ponta com um elástico.
- Enrole a trança em espiral e vá prendendo com grampos (coloque-os na horizontal para esconder bem).

Dicas:
- Se quiser um look mais descontraído, use um pente fino na direção contrária aos fios para deixá-lo arrepiadinhos.
- Para fazer o look da Kristen Bell: separe uma mecha grossa próxima à nuca e faça uma trança. Após prender um coque “podrinho” com o resto do cabelo (comece com um rabo-de-cavalo frouxo e depois prenda com grampos), puxe a trança para cima, indo de um lado do coque para o outro. Esconda a ponta da trança no meio do coque e prenda com grampos.

Truques gerais:
- Não se preocupe com os fios que forem se soltando. O aspecto bagunçadinho está em alta nos cabelos e deixa o look mais descontraído.
- Mas, se quiser que os fios fiquem no lugar, aplique spray antes de começar e depois do penteado pronto.
- Dependendo do seu corte de cabelo, pode ser difícil fazer as tranças. Abuse dos grampos para manter os fios no lugar ou, em alguns casos, vale juntar as mechas mais curtas da parte da frente com um elástico na parte de trás da cabeça (e só então você começa a trançar).

Qual a sua trança preferida?

Leia também:

Comente!

Leia também: