Beleza

03
04/2009

Tire suas dúvidas sobre espinhas

Por Texto: Juliana Parente | Edição: Manuela Aquino | Foto: Xico Buny às 12:22

Você está pronta para arrasar e, quando olha no espelho, lá está ela. Tire suas dúvidas e não deixe mais a acne acabar com sua festa!

QUANTO TEMPO UMA ESPINHA LEVA PARA APARECER E DESAPARECER? O CICLO É MAIS RÁPIDO SE EU USAR SECATIVO?

Depende muito do tipo de pele. Mas, em média, isso leva de sete a dez dias. O secativo faz com que a cicatrização da espinha seja mais rápida, pois, geralmente, contém ácido salicílico e enxofre na fórmula. Se você for usar os produtos em forma de gel, passe na espinha logos após lavar o rosto, antes do hidratante. Já os que também camuflam a vermelhidão, devem ser aplicados após o hidratante, pois funcionam como uma maquiagem.


QUEM TEM ACNE PODE USAR MAQUIAGEM?

Pode sim, mas evite o uso de bases muito espessas e blushes em creme, que são oleosos, entopem os poros (já comprometidos pela oleosidade) e agravam a acne. Quando usar, prefira produtos oil free e com textura leve. As maquiagens minerais, que estão chegando ao Brasil, são uma boa opção por serem em pó. E não se esqueça de passar demaquilante quando voltar da balada para não dormir com a maquiagem (só fique longe dos bifásicos, que têm óleo na fórmula).

 

CRAVO SAI COM ESFOLIAÇÃO?
Só se ele for superficial. Na maioria das vezes, só a limpeza de pele, feita com uma esteticista, elimina o cravo inteiro. Mas você pode exfoliar o rosto uma vez por semana para remover as células mortas e prevenir que os poros fiquem entupidos. Se tiver muitos cravos, vale uma consulta ao dermatologista para conversar sobre o uso de cremes com ácido retinoico.

COMER CHOCOLATE FAZ A ACNE APARECER?
A questão ainda é bastante polêmica. O ideal é que você observe como sua pele reage a alguns tipos de alimento. Mas novos estudos sugerem que alimentos com alto teor de açúcar e gordura (como o chocolate) tendem a estimular o aparecimento de acne.

Quem deu as informações: os dermatologistas Ademir Jr, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, Eliandre Palermo, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e Carla Albuquerque, Cesar Cuono, Ellen Montenegro, os três da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Edson Ramuth, cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Medicina Estética

 

Leia também:

Comente!

Leia também: