Será que ainda vou crescer?

A Bia escreveu desesperada: ela tem 13 anos e 1,45 m. “Menstruei no ano passado e queria crescer mais”, diz ela. E pergunta: “Existe algum esporte ou massagem que me ajude a crescer?” .

Bia, a boa notícia é que, apesar de o ritmo de crescimento diminuir depois da primeira menstruação, as meninas continuam crescendo até atingir a idade óssea de 18 anos. Essa informação é meio confusa porque, segundo os médicos, a idade óssea nem sempre corresponde à idade cronológica. Então, como saber em que estágio você está?

Quando rola muito dúvida, o seu médico pode pedir uma radiografia do punho e das mãos. Assim, ele vai saber te dizer o quanto você ainda pode crescer.

Mas, como a sua altura está muito atrelada a fatores genéticos, dá pra fazer uma continha e acalmar tanta ansiedade: pegue a altura do seu pai e diminua 13 cm. Depois some esse número com a altura da sua mãe e divida por dois . Não é nada exato: o resultado tem uma margem de erro de 10 cm para mais ou para menos, mas já é alguma coisa.

Lembrando que fatores como alimentação e problemas hormonais também podem afetar o crescimento normal de uma adolescente. Se você é muito menor que seus pais, irmãos ou amigas da escola, procure um especialista. Ele pode avaliar se você precisa de algum tipo de tratamento.

Mais calma? E aí, meninas, vocês também se incomodam com a sua altura?

Ecrevam! (estou com saudades!)

Beijos!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Cristina Barbosa

    As pessoas devem aceitar e respeitar o corpo que têm.

    Curtir

  2. Bianca Macari

    Olá tenho 17 anos e tenho 1,63 de altura porém quero saber se ainda vou crescer

    Curtir

  3. Yuki Takayama

    Eu tenho 1,62 e tenho 10 anos e vou fazer 11 esse ano em novembro. Menstruei esse ano em março. Minha mãe tem 1,72 e meu pai 1,82. Eu tenho mais a genética do lado paterno e todos da família do meu pai passam de 1,75 menos minha avó que tem 64 anos e tá com 1,70. Eu vou ficar muito baixa com a estatura de 1,70 à 1,73 ou 1,74?

    Curtir

    1. Gabriele Rodrigues

      vc pode ficar com 1,74 ou 1,75! mas, isso não é certeza!

      Curtir

    2. Nossa vc é muito alta!

      Curtir

  4. Gabriele Rodrigues

    Eu tenho 14 anos e 1,57 de altura! Desde quando menstruei cresci apenas 5 cm até agora!

    Curtir

  5. Gabriele Rodrigues

    Desde quando menstruei cresci apenas 5 cm! E não sei se cresço mais!

    Curtir

  6. Eu tenho 16 anos e tenho 1,47.alguem me ajuda eu preciso ficar alta. Em 3 anos so cresci 11cm. Meu pai tem 1,75 e minha mae 1,53

    Curtir

  7. Tenho 14 anos, tenho 1,56 e menstruei aos 9. Eu ja parei de crescer? ;~;

    Curtir

  8. Eu tenho 14 anos e antes de ter minha menarca eu tenho 1,58 de altura, atualmente tenho 14 e tenho 1,59 de altura isso é normal?

    Curtir