Ringue: natação ou musculação?

Compare os prós e contras das duas atividades físicas!

Queima de Calorias

[+] Natação : Uma hora de aula gasta entre 400 e 800 calorias, dependendo da intensidade do treino.

[-] Musculação : Um treino caprichado queima cerca de 300 calorias por hora.

Trabalho muscular

[-] Natação : Trabalha um pouco de todos os músculos (principalmente costas, braços, perna e bumbum), deixando tudo mais durinho. Mas o efeito é generalizado.

[+] Musculação : Como é possível trabalhar individualmente cada músculo, o ganho de massa muscular é maior. O exercício é mais focado e o resultado, mais visível.

Benefícios para saúde

[+] Natação : Dá um super condicionamento físico. Ou seja, o pulmão e o coração ganham força e potência e melhoram o organismo como um todo: os benefícios vão desde aumentar o fôlego até melhorar doenças como asma e bronquite. Além disso, trabalha a coordenação motora e a postura.

[-] Musculação: Levantar peso fortalece os músculos e melhora a calcificação dos ossos. Como a massa muscular precisa de mais energia para se manter, com o tempo, o seu metabolismo aumenta ? ou seja, seu corpo passa a queimar mais calorias.

Tempo de dedicação

[+] Natação : Se você treinar direitinho (pelo menos 3 vezes na semana) e mantiver a alimentação sob controle, vai perceber os resultados em duas semanas. Além disso, em 2 meses já dá pra sentir os músculos mais durinhos.

[-] Musculação : Você vai perceber seus músculos mais durinhos logo no primeiro mês de treino regular (3 vezes na semana). Mas, como musculação não é um trabalho aeróbeo, o resultado no peso demorara a aparecer. 

Interatividade

[-] Natação : Por mais que a aula seja feita em grupo, não adianta: dentro da piscina o treino é solitário.

[+] Musculação : A repetição dos exercícios pode ser cansativa, mas, na academia, você pode conversar com a galera e até malhar em revezamento com uma amiga. É bem mais fácil de fazer novos amigos. 

Riscos

[+] Natação : A água ameniza o impacto, por isso, o risco de lesão é muito pequeno. Mas é importante praticar diferentes estilos de nado para balancear o trabalho muscular.

[-] Musculação : O levantamento de peso sobrecarrega os músculos e força as articulações. Se não for bem orientado, pode causar lesões, principalmente nos joelhos, ombros e costas, além de dores musculares. 

VENCEDOR : Natação . Mas, se você puder conciliar as duas atividades (uma aeróbica e outra anaeróbica), os resultados serão ainda melhores!

Quem deu as informações : Gerseli Angeli, fisiologista do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Unifesp, e Ricardo Prado, coordenador do curso de Atividade Física e Esporte da Universidade Anhembi Morumbi.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s