Novo jeito de remover cravos vira febre na internet

Mas será que vale a pena investir no truque?

A internet está cheeeia de truques de beleza – alguns que funcionam e outros que são pura roubada, vale dizer. Quando o assunto é pele, então… são inúmeras as dicas “milagrosas”, né? Uma das mais recentes promete remover todos os cravos do rosto. Mas será que vale a pena tentar em casa?

(Foto/Getty Images)

+ Mitos e verdades sobre pele oleosa: o que funciona e o que não tem nada a ver

A história começou em uma comunidade da rede social Reddit e viralizou. Chamada de “gritting” (algo como “friccionar”), a técnica tem três etapas: primeiro, a pessoa passa um óleo de limpeza no rosto, em seguida aplica uma argila. Por último, ela volta com o óleo, mas desta vez fazendo uma massagem na pele, o que supostamente desentupiria os poros e removeria os pontinhos pretos. O resultado, segundo os usuários, é este aqui:

pele-remoção-cravos

(Reddit/Reprodução)

Olhando assim, parece mágica mesmo, certo? Mas, miga, melhor não tentar reproduzir isso em casa! A CH conversou com especialistas que fizeram vários alertas sobre o gritting.

1. Hoje em dia, até existem óleos de limpeza que são usados em peles mistas ou oleosas. Mas como saber se ele não vai pesar no seu rosto? E mais: quem garante que as pessoas não estão utilizando outros tipos de óleo, né? O produto pode obstruir os poros e aumentar a quantidade de cravos.

2. A argila realmente tem poder secativo e é indicada em tratamentos para combater a oleosidade. O problema aqui é misturá-la com a massagem aleatória e consequente esfoliação. Sozinha, a argila já resseca o rosto – junto com a fricção, você pode provocar uma agressão na pele.

3. O gritting é ainda mais arriscado em peles sensíveis (aquelas muito finas, que têm acne ou rosácea). O lance da argila + esfoliação em espinhas inflamadas, por exemplo, tende a piorar o quadro. Lembre-se de que, quando a gente faz limpeza de pele, o profissional é treinado e usa ferramentas específicas pra isso, ok?

4. Além da técnica não ter embasamento científico, não é possível ter certeza se o que vemos nas fotos são apenas cravos. Isso porque eles têm apenas uma pontinha preta (resultado da oxidação da gordura do poro em contato com o ar). Reparou que alguns deles têm uma cor uniforme? Podem ser resquícios de argila ou até mesmo de pele.

5. Se estiver incomodada com seus cravos, procure um dermatologista. Afinal, cada caso é um caso e só um especialista pode indicar o melhor tratamento para você.

Quem deu as informações: as dermatologistas Larissa Viana e Tathya Taranto 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Olá pessoal. Deem uma passadinha no meu canal pra conferir. Ele é novo e to começando, mas vai que você se identifica um pouquinho comigo ♥
    Venha conferir o DE PORTAS ABERTAS. Eu estou aqui, só esperando você entrar e se sentar.

    Curtir