Continua após publicidade

“Meu peito ainda vai crescer?”

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 21h02 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Essa é a dúvida da Jhu e de um monte de meninas. Normal que, na adolescência, a gente fique comparando o nosso corpo ao das nossas amigas – o quadril, a bunda, as pernas e, principalmente, o tamanho dos seios. A encanação é tão grande que a gente esquece que peito é igual a nariz: cada um tem o seu. E isso inclui tamanho, formato, posição, tipo de bico… tudo!

Mas como o crescimento dos seios tem muito de genética e mais ainda de desenvolvimento hormonal, dá pra saber mais ou menos como vai ser o tamanho final dos seus seios reparando em duas coisas:

1. O tamanho do peito da sua mãe. Você tem grandes chances de puxar a elas, mas, atenção, isso não é determinante: lembre-se que também tem a herança genética do seu pai…

Continua após a publicidade

2. A data da sua primeira menstruação. Os seios começam a se desenvolver cerca de dois anos antes da primeira menstruação e, depois disso, crescem por mais uns dois anos.

Tenha calma: o amadurecimento do corpo varia muito de menina para menina. Tem garota que começa a desenvolver os seios com 9 anos, outras só percebem as mudanças com 13 – e isso não quer dizer que quem começa antes vai ter peitos maiores. Mas, em geral, por volta dos 16, eles já completaram seu crescimento.

Mais alguma dúvida?

Publicidade