“Meu cabelo cai de demais. Isso é normal?”

Dedoc/ Capricho

Apesar de a calvície ser mais comum entre os homens, é cada vez maior o número de garotas que sofrem desse problema. E ele, com certeza, afeta muito mais a nossa autoestima do que a deles! Por isso, a gente esclarece as principais dúvidas sobre o assunto:

1. Quando devo começar a me preocupar com a queda de cabelo?
Quando você perceber que há fios de cabelo no computador, no travesseiro, nas roupas. Repare também na sua escova e no ralo do banheiro depois de tomar banho. É normal que caiam alguns fios (o esperado é que caiam cerca de 100 por dia). Mas se você perceber que estão caindo tufos de cabelo por todos os lados e que seu couro cabeludo está cada vez mais aparente, tem algo errado acontecendo.

2. O que causa a queda de cabelo?
Entre as mulheres, as causas mais comuns são descontrole hormonal ou falta de nutrientes no organismo. Quem fez uma dieta muito radical pode ter deixado o organismo fraco demais. Nesse caso, ele deixa de produzir os fios para mandar energia a outros órgãos mais importantes. Mas o cabelo pode cair também por estresse e herança genética. A seborreia, que é um tipo de infecção no couro cabeludo que deixe os fios bem oleosos, pode levar à calvície também.

3. Que médico eu devo procurar?
Você pode procurar o seu dermatologista. Dependendo do caso, ele mesmo pode ajudar. Depois de entender o que está fazendo seu cabelo cair, pode ser preciso ir atrás de outros médicos, como um endocrinologista (se for um problema hormonal) ou a um psicólogo (para casos de estresse). Problemas mais graves são tratados por um profissional chamado tricologista, que é o especialista em queda de cabelos.

4. Como é o tratamento?
Tudo vai depender da causa da queda de cabelo. Por isso, só um médico vai poder te orientar certinho.

5. Chapinha, escova, tintura, progressiva… Elas fazem com que o cabelo caia mais?
Não, desde que você faça tudo certinho. Ou seja, chapinha só com o cabelo seco. No caso do secador, evite aproximá-lo muito do couro cabeludo (o ar quente faz mal!). A tintura e a progressiva feitas em salão, com bons produtos e com um bom cabeleireiro, não fazem o cabelo cair também.

6. O que eu posso fazer para evitar a queda de cabelo?
– Evite lavar a cabeça com água muito quente
– Quando for à praia ou à piscina, proteja o couro cabeludo do sol com um boné e não demore muito para lavar a cabeça, pois o sal e o cloro fazem mal aos fios
– Use o xampu e o condicionador para o seu tipo de cabelo e, se tiver que lavá-lo todo dia, sem problemas. A lavagem diária não faz com que o cabelo caia mais

Ufa, falamos de tudo. Mas, se você ficou com alguma dúvida, só avisar.
Beijos!

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s