Manicure, eu? 7 dicas certeiras para fazer a unha em casa

É menos complicado do que parece, acredite!

Só de pensar em fazer suas próprias unhas você já imagina um desastre total? Calma, miga! A CAPRICHO vai mostrar que essa tarefa não é assim tão difícil quanto parece. Anote essas sete dicas certeiras!

zendaya unhas

(Gif/Reprodução)

1. Organize o ~salão~
Antes de começar a cuidar das unhas, confira se todo o material de que você precisa está ao seu alcance: removedor, algodão, lixa, hidratante, espátula, alicate, base, esmalte, palito de madeira, extrabrilho e spray secante – isso se você vai seguir todos os passos de uma manicure, claro. Garotas que têm pouca habilidade com esmalte já podem até deixar o algodão enrolado no palito. A organização evita que você precise parar para pegar alguma coisa e acabe estragando todo o trabalho duro.

2. Deixe tudo limpinho
Para que, no final, suas unhas fiquem com um acabamento incrível, é necessário retirar completamente a cor anterior (adeus, manchas e cantinhos cheios de esmalte!). Utilize algodão e removedor e, caso ainda sobre algum resíduo próximo às cutículas, venha com um palito de madeira. As canetas removedoras também são muito eficazes para limpar as áreas mais difíceis.

lixando unha

(Gif/Reprodução)

3. Lixe do jeito certo
O segredo para não danificar as unhas é usar o lado menos áspero do acessório. Agora, basta fazer o movimento de vai e vem nas pontas, certo? Na verdade, não. Esse hábito favorece a descamação. Lixe sempre na mesma direção, indo de fora para dentro. Lixas tradicionais não devem ser passadas na superfície da unha (há versões específicas para isso), pois podem deixá-la mais fraca com o tempo.

4. Cuide das cutículas
Elas são importantes para a saúde das unhas, porque funcionam como um mecanismo de defesa contra fungos e bactérias. Então, que tal pegar leve no alicate? Você pode optar por não tirar as cutículas e utilizar um hidratante para amolecê-las e uma espátula para empurrá-las. Se ainda assim as pelinhas continuarem incomodando, retire apenas aquelas mais evidentes, e com delicadeza, sem cutucar. Dessa forma, você mantém as unhas lisinhas e saudáveis sem correr o risco de arrancar bifes (ai!).

garota pintando unha

(Gif/Reprodução)

5. Pinte como uma profissional
Está tensa? Calma, que vai rolar! O primeiro passo é não se esquecer da base: além de proteger a unha de possíveis manchas, ela prepara a superfície para receber a cor. Não se preocupe com os borrões nas laterais – isso facilita a limpeza depois. Antes de começar a aplicação do esmalte, movimente o vidrinho entre as mãos para misturar o pigmento. Tente não sacudi-lo de cima para baixo, pois esse movimento estimula o aparecimento de bolhinhas. Na hora de passar, tudo bem sujar os cantinhos, tá? O objetivo aqui é que até as áreas mais escondidas recebam a cor. Se ele for cremoso, às vezes uma única camada dá conta do recado. Os mais transparentes talvez precisem de até três mãos.

6. Limpe os borrões sem medo
Ao pintar cada uma das unhas, aproveite e passe o palito nos cantinhos, assim você já delimita melhor as áreas que precisarão de limpeza. Depois, enrole um algodão na ponta do acessório e parta para o removedor. Tome cuidado para não exagerar na dose e deixar o líquido escorrer para a unha, o que pode manchar o esmalte. Tons mais escuros em geral são mais chatinhos de retirar. Você vai precisar pressionar mais o palito sobre a pele.

(Gif/Reprodução)

7. Dê o toque final
Passe uma camada de top coat, também chamado de extrabrilho. Além de manter a cor mais viva, o produto impede que o esmalte ganhe aquele aspecto amassado. A última etapa é o spray secante, que diminui o tempo que você precisa ficar alerta para evitar lascadas na unha. Espere alguns minutinhos e tcharã! Trabalho concluído com sucesso! Não tem problema se gabar um pouquinho e dizer que quem fez foi você! Hehehe.

Colaboração: Bárbara Rossi

Quem deu as informações: Gi Camargo, manicure e proprietária do nail bar Gi Camargo

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s