Beleza

04
12/2008

Ficou menstruada na praia?

Por TEXTO: Manuela Aquino | Foto: Marcio del Nero às 16:06

1- POR QUE MENSTRUAMOS?
Todo mês, seu corpo se prepara para reproduzir. Quando isso não acontece, o organismo expele o óvulo que estava no útero e que não foi fecundado. E com ele vão o endométrio, a camada que reveste o útero, e sangue. Essa descamação pode durar de três a cinco dias, em média.

2- POR QUE ALGUMAS MENINAS TÊM UM FLUXO MAIOR DO QUE OUTRAS?
Os fatores que determinam a quantidade de menstruação variam de pessoa para pessoa. Entre eles estão tamanho do útero, a quantidade de escamação dentro dele e dosagens de hormônio

3- UMA AMIGA MINHA FICAVA MENSTRUADA DE 15 EM 15 DIAS, É NORMAL?
A menstruação deve vir a cada 28 ou 35 dias. Qualquer período a menos não é normal e deve ser avaliado pelo médico. Perder muito sangue nessa freqüência pode indicar um problema hormonal e causar anemia. O contrário também vale. Se você menstrua a cada 40 dias, por exemplo, também deve passar por uma consulta. A menstruação muito atrasada pode indicar problemas no ovário.

4-O QUE SÃO AQUELAS BOLAS DE SANGUE QUE PODEM SAIR DA VAGINA DURANTE A MENSTRUAÇÃO?
Elas são formadas pelo sangue do útero que coagulou (ficou sólido) e podem sair nos primeiros dias da menstruação, quando o fluxo é mais intenso.

5-FAZ MAL TRANSAR MENSTRUADA?
Mal não faz, mas é bom ter uma conversa antes com seu parceiro para saber se os dois vão se sentir confortáveis com a situação.

6-QUANTO TEMPO POSSO FICAR COM UM ABSORVENTE?
Os médicos aconselham trocar o absorvente externo a cada seis horas e o interno em um intervalo de três a quatro horas. O legal é que você lave a vagina ou passe um lenço umedecido a cada troca para limpar a região e evitar corrimentos. Se você estiver na praia, leve um de reserva, procure um banheiro próximo e, mesmo sendo uma situação desconfortável, não deixe de trocar.

7- USAR ABSORVENTE INTERNO PODE TIRA A VIRGINDADE?
O hímen possui um orifício pelo qual o absorvente consegue entrar sem modificar a estrutura dele nem rompê-lo. Só tome cuidado na hora de colocar, principalmente na primeira vez, para que você não provoque pequenas rachaduras ou machuque a região. A dica é usar as versões mini ou teen.

8- POSSO USAR ABSORVENTE INTERNO NO PRIMEIRO DIA DE MENSTRUAÇÃO?
Pode sim, sem problema. Só tome cuidado se você tiver cólica nesse período. Este tipo de absorvente aumenta a pressão na região e pode aumentar a dor. Se seu ciclo for muito intenso, vale a pena colocar um absorvente de uso diário para garantir.

9- É VERDADE QUE NO MAR O SANGUE NÃO DESCE?
Isto é um mito, mas a verdade é que temos essa sensação. Uma explicação é que a água do mar dilui o sangramento e você não percebe a cor. A outra é que, se a água estiver muito fria, ela contrai os vasos e isso dificulta o caminho do sangue. De qualquer forma, o melhor é usar um absorvente interno para não pagar mico ao sair da água.

10 -ENTRAR NO MAR GELADO AUMENTA A CÓLICA?
Pode aumentar sim. Por isso que a bolsa de água quente é indicada para aliviar o problema. Baixas temperaturas dificultam a circulação na região do útero, o que aumenta a dor.

Quem deu as informações: José Maria Soares Júnior, chefe do setor de ginecologia da infância e adolescência da UNIFESP.

Leia também:

Comente!

Leia também:

Ofertas