Beleza

19
04/2011

Desvendamos os mitos do esmalte!

Por Patricia Ventura às 18:27

Quem nunca escutou falar que o esmalte escuro faz a unha crescer mais rápido, ou que a acetona faz mal para a unha? Tire essas e outras dúvidas para você manter as suas unhas saudáveis, lindas e impecáveis!



Faz mal pintar as unhas toda semana?
Verdade. A unha precisa de um tempo para "respirar", o que evita que elas fiquem fracas e ressecadas. Além disso, as fibras das unhas precisam ser hidratadas assim como o seu cabelo e pele! Nós sabemos que é suuuper dificil ter que resistir a tantas cores incríveis de esmaltes, mas tente deixá-las livres pelo menos uma vez por mês, principalmente as unhas dos pés que quase sempre ficam "abafadas" por causa dos sapatos fechados. Não se esqueça de hidratá-las! Além de cerinhas nutritivas específicas, até a Bepantol (pomada para bebês) ajuda no caso.

Faz mal tirar as cutículas?
Verdade. Elas são a proteção das unhas contra bactérias, sujeiras, etc. Quando nós fazemos as unhas e tiramos essa pele, a chance de contrair micose, hepatite C e outras doenças é maior. Cuidado com os "bifes" e preste atenção nos alicates que a sua manicure usa: eles precisam estar muito bem esterilizados.

Esmalte escuro ajuda a unha a crescer?
Mito. O esmalte escuro é feito assim como todos os outros, e a pigmentação de cores fortes não altera no crescimento das unhas. O que pode acontecer é de o esmalte durar um pouco mais nas suas mãos e evitá-las que fiquem feias e quebrem com facilidade. Aí dá a impressão de que cresceu mais rápido!



Fazer a unha à noite deixa o esmalte com um resultado ruim sempre?
Mito. A menos que você faça a unha e vá deitar direto, aí é óbvio que ela vai acordar toda amassada, mas, caso contrário, fazer a unha à noite não tem problema algum. É só deixar as unhas secarem muito bem antes de você ir dormir.

Acetona faz mal para as unhas?
Mito. A acetona e o removedor de esmaltes foram feitos justamente para limpar as unhas e retirar o excesso do produto. A diferença entre os dois é que o removedor custa um pouquinho mais caro porque não contém acetona na fórmula, fazendo com que a pele não fique ressecada. De qualquer forma, vale lembrar que é muito importante lavar as mãos após retirar o esmalte das unhas e hidratá-las, assim você elimina os resíduos da acetona e mantém a umidade natural da pele.



É melhor usar spray do que óleo secativo?

Mito. Os dois têm o mesmo resultado. Tanto o óleo como o spray servem para acelerar o processo de secagem e evitar que pelos, sujeiras e pó grudem no esmalte ainda molhados. Se você optar pelo spray, é preciso tomar cuidado na hora de aplicá-lo, pois se você aproximar muito das unhas, o esmalte pode ficar marcado com pequenas bolhas causadas pelo produto. Já o óleo pode ser usado normalmente, aplicado como uma "base pós esmalte".

Sempre devemos passar base antes do esmalte?
Verdade. A base serve como uma proteção para as unhas, evitando que os componentes do esmalte entrem diretamente em contato com as unhas. Além disso, quem tem unhas fracas deve apostar em base fortalecedoras ou semelhantes (como o casco de cavalo, por exemplo).

Tem mais dúvidas sobre esmaltes? Conta pra gente nos comentários!

Leia também:

Comente!

Leia também:

Ofertas