Como tratar a caspa?

Você sabe o que é caspa? E, pior, sabe dizer se você tem ou já teve esse problema? Saiba tudo sobre o tema. 

Por que a caspa aparece? Assim como no resto do corpo, as células do couro cabeludo vivem sendo renovadas para que a pele se mantenha sempre saudável. Nesse processo, alguns problemas podem aparecer quando ele é atacado por produtos químicos, micróbios, alimentação inadequada, alta exposição ao calor ou mesmo estresse. Isso enfraquece couro cabeludo e faz com que ele fique mais sensível e sujeito à doenças.

É bom deixar bem claro: caspa não é doença . É um estado do couro cabeludo causado por um fungo que está presente na pele de todos nós. A diferença é que, sob uma série de condições que você vai conhecer a seguir, esse fungo pode ou não causar caspa em diferentes pessoas, mas, com o tratamento certo, pode ser controlado.

Em condições normais, a pele do couro cabeludo é renovada, mais ou menos, uma vez por mês. Mas, quando ela está sensível, essa troca pode se tornar mais intensa, eliminando uma grande quantidade de células em um curto espaço de tempo. Todas essas células mortas se juntam e formam o que você conhece como caspa: aqueles pontinho brancos que aparecem em roupas escuras e podem ficar grudados no cabelo.

Dependendo do tipo de couro cabeludo, a caspa pode aparecer de formas diferentes: Em um couro cabeludo seco, ela se manifesta com pontinhos brancos ao longo do cabelo. Já em um couro cabeludo oleoso, ela se caracteriza por placas de pele junto à cabeça. Para saber qual o seu tipo de cabelo, consulte seu cabeleireiro, esteticista ou dermatologista.

Mesmo quem nunca viu um pontinho branco na cabeça pode ter caspa. Isso porque nem sempre os sintomas da caspa aparecem ao mesmo tempo. Veja alguns sinais:

– Coceira: O couro cabeludo sensível, bactérias ou moléculas de poluição podem penetrar na pele e causar irritação.

– Descamação : Os famosos pontos brancos, causados pela renovação excessiva de células do couro cabeludo.

– Queda: Coçando os cabelos, os fios enfraquecidos se quebram e acabam caindo.

Ressecamento: quando as células do couro cabeludo estão fragilizadas, não conseguem reter água o suficiente na pele e acabam causando a sensação de ressecamento.

O que fazer para combater a caspa?

– Procure lavar o cabelo com água de morna ou fria. – Alimente-se de forma saudável, beba água e tente evitar o estresse. – Não durma com os cabelos molhados e nem úmidos. – Utilize shampoos específicos para o seu tipo de problema, lave os cabelos diariamente. – Mas, se você tiver mais dúvidas, ou caso os tratamentos acima não funcionem, procure um dermatologista, pois ele será o mais indicado para cuidar do seu problema.

Envie suas dúvidas pra gente! Comente!

*Informações enviadas pela equipe Clear da Univeler

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s