Continua após publicidade

“Como perder 10 quilos em um mês?”

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 21h04 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44


Não tem como, Julia. E se alguém disser que sim, está mentindo e, no mínimo, colocando sua saúde em risco.

O processo de emagrecimento é muito simples: você precisa de um determinado número de calorias para realizar suas atividades do dia-a-dia (respirar, falar, beijar, subir escadas etc). Se você consome mais que o necessário, engorda. Se consome menos, emagrece.

Acontece que o nosso metabolismo tem os seus caprichos… Ele já está acostumado a receber um tanto de calorias por dia: se você corta drasticamente esse fornecimento, ele entende que você está em perigo (num deserto sem comida ou no meio de uma guerra…). E, então, para te proteger, entra em estado de alerta: reduz os gastos e se esforça para estocar energia (afinal, ele acha que você corre o risco de morrer desnutrida). Ou seja, o que parecia a solução acaba virando um problema.

E esse é só um exemplo de como é complexo o funcionamento do nosso corpo. Por isso há tantos profissionais dedicados a estudar o assunto para otimizar esses processos. E por isso é tão importante consultar um médico ou uma nutricionista quando se quer perder muito peso, Julia. Receitas mágicas podem funcionar no começo, mas depois, batata, desandam: ou porque são muito difíceis de serem seguidas ou porque, de volta à vida real, o peso é rapidamente recuperado.

Continua após a publicidade

Ah, esses profissionais também vão avaliar seu corpo e te ajudar a calcular o quanto de peso você realmente precisa perder. Será que são mesmo 10 quilos?

Um beijo!

Publicidade