Cansei de alisar o cabelo e quero meus cachos de volta. O que eu faço?

Por Juliana Costa, em 30/01/2014 às 11:22

Confira nossas dicas para encarar a fase de transição entre o liso e o enrolado de um jeito mais tranquilo

Aqui na CAPRICHO, a gente recebe muitas mensagens de leitoras que querem parar com a progressiva ou com outros tipos de alisamento, mas não sabem como. Passar pela fase de transição, aquele momento em que a raiz está crescendo e o comprimento continua liso, não é nada fácil. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar as meninas que estão neste período e, quem sabe, encorajar outras a deixarem seus cachos livres, leves e soltos.     

Foto: Nino Andrés

1. Paciência, paciência, muuuita paciência!
Não há outro jeito! A não ser que você esteja disposta a encarar o "BC" (big chop, nome que as garotas dão ao corte radical, curtinho), ter calma para esperar o cabelo crescer é fundamental.

2. Pense duas vezes antes de tentar outro tipo de química
Enquanto o cabelo cresce, você pode até fazer relaxamento na raiz ou investir em algum outro processo leve que apenas solte os cachos. Mas pense bem. O alisamento já deixou seu cabelo mais frágil. Vale a pena jogar outra química por cima? Provavelmente não.

3. Vai uma vitamina T aí?
O T, no caso, é de tesoura, viu! Mesmo que em doses moderadas, é importante aparar os fios de tempos em tempos - assim você vai eliminando o comprimento alisado. Converse com seu cabeleireiro e invista em cortes que tenham camadas suavemente repicadas, sem marcá-las muito. O cabelo fica mais leve e ganha movimento.

Foto: Vitor Pickersgill

4. Se jogue na lavagem
Não rola voltar atrás e retirar a química do fio, mas você pode fazer com que ela saia mais rápido. Lave o cabelo todos os dias e, uma vez por semana, aplique um xampu de limpeza profunda. Não faz milagre, mas já ajuda.

5. Hidrate sem dó
Fios com química + lavagens constantes exigem muita hidratação. Para driblar tudo isso e controlar o frizz, aplique toda semana uma máscara que contenha queratina ou óleos na fórmula. O dia do xampu de limpeza profunda é o mais indicado.

6. Apele para o secador
Para tentar uniformizar as texturas, escove a raiz ou seque o comprimento com um difusor. Outras opções: fazer chapinha ou enrolar os fios com babyliss - mas é melhor deixar estas ferramentas para os dias de festa ou balada. Elas agridem muito o fio. Protetor térmico é obrigatório sempre, ok?  

7. Leave-ins: seus bffs
Aposte nos finalizadores defrizantes e, se for enrolar a parte alisada, use um ativador de cachos. Durante o dia o cabelo começou a dar trabalho? Leve na bolsa um óleo, tipo argan ou ojon. Aplique o produto no comprimento e nas pontas. Espalhe na raiz o que sobrar na mão. 

Foto: Marlos Bakker

8. Conheça meninas como você
Ter contato com outras garotas que estão passando pela fase de transição ajuda muito. Você troca ideias, sugestões de produto, dramas... e rola aquele incentivo mútuo. Nossa sugestão: visite a página Cachos Estilosos no Facebook. A comunidade é comandada por três cacheadas que querem estimular todo mundo a assumir o cabelão (a Martina Andrade, de 17 anos, a Júlia de la Peña, de 21, e a Andressa Costa, de 16). Lá, você encontra muitas fotos inspiradoras e conhece várias meninas como você.

Aliás, a Ju compartilhou com a gente mais uma dica bem legal: "Na minha fase de transição, fazia muito rabo de cavalo e muito coque bagunçado pra disfarçar a raiz. Outro truque legal é usar lenços - ainda mais agora que eles estão na moda!"

Foto: Rodrigo Bueno

#orgulhocachos já, meninas!